O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O MAL-ESTAR DOCENTE: uma análise dos seus impactos sobre as condições de trabalho dos professores de Sociologia no Estado do Paraná diante da pandemia de Covid-19

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, Lislaine Mara da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-11T17:53:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-11T17:53:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-04-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Lislaine Mara da Silva Guimarães_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599038-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo compreender o ensino remoto emergencial no Paraná adotado em virtude da pandemia de Covid-19. A pesquisa foi realizada buscando apresentar as estratégias adotadas pelo governo do estado na implantação desta modalidade de ensino, assim como compreender a rotina laboral dos professores de sociologia da Rede Estadual de Ensino do Paraná e investigar o impacto dessas medidas na constituição da noção de “mal estar docente”. Partiu se da premissa que o trabalho remoto realizado pelos docentes do Paraná, está ocasionando grave prejuízo à saúde física e mental dos professores, levando os a responder por exigências além da sua formação, resultando em um sentimento de desqualificação e de desvalorização profissional, perante as novas exigências e condições impostas. A investigação foi realizada por meio de análise documental, relatos da experiência dos professores, da participação enquanto docente em uma escola pública de ensino médio em Curitiba e de informações qualitativas coletadas via questionário. A partir do cotejamento da bibliografia específica sobre as síndromes geradas por processos de desqualificação e sobrecarga de funções que acometem os professores e dos resultados da coleta de dados, foi possível comprovar que a categoria analítica “mal estar docente” pode ser observada no cotidiano dos professores. Almeja se com essa pesquisa, contribuir com uma produção acadêmica que dialogue com a realidade escolar, uma vez que partimos do pressuposto que a efetivação de uma política pública de valorização profissional está diretamente associada à luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.700 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O MAL-ESTAR DOCENTE: uma análise dos seus impactos sobre as condições de trabalho dos professores de Sociologia no Estado do Paraná diante da pandemia de Covid-19pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paranápt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfSociopt_BR
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