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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUIMARÃES, Lislaine Mara da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-11T17:53:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-11T17:53:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Lislaine Mara da Silva Guimarães_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599038 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo compreender o ensino remoto emergencial no Paraná adotado em virtude da pandemia de Covid-19. A pesquisa foi realizada buscando apresentar as estratégias adotadas pelo governo do estado na implantação desta modalidade de ensino, assim como compreender a rotina laboral dos professores de sociologia da Rede Estadual de Ensino do Paraná e investigar o impacto dessas medidas na constituição da noção de “mal estar docente”. Partiu se da premissa que o trabalho remoto realizado pelos docentes do Paraná, está ocasionando grave prejuízo à saúde física e mental dos professores, levando os a responder por exigências além da sua formação, resultando em um sentimento de desqualificação e de desvalorização profissional, perante as novas exigências e condições impostas. A investigação foi realizada por meio de análise documental, relatos da experiência dos professores, da participação enquanto docente em uma escola pública de ensino médio em Curitiba e de informações qualitativas coletadas via questionário. A partir do cotejamento da bibliografia específica sobre as síndromes geradas por processos de desqualificação e sobrecarga de funções que acometem os professores e dos resultados da coleta de dados, foi possível comprovar que a categoria analítica “mal estar docente” pode ser observada no cotidiano dos professores. Almeja se com essa pesquisa, contribuir com uma produção acadêmica que dialogue com a realidade escolar, uma vez que partimos do pressuposto que a efetivação de uma política pública de valorização profissional está diretamente associada à luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.700 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O MAL-ESTAR DOCENTE: uma análise dos seus impactos sobre as condições de trabalho dos professores de Sociologia no Estado do Paraná diante da pandemia de Covid-19 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfSocio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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UFPR_Lislaine Mara da Silva Guimarães_Dissertação.pdf | 4.7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599038/2/UFPR_Lislaine Mara da Silva Guimarães_Dissertação.pdfDownload |
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