Evasão e fracasso escolar juvenil em uma escola do Seridó Oriental paraibano

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNeto, Ceciliano Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-12T13:24:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-12T13:24:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-22-
identificador: dc.identifier.otherTCC Ceciliano Gomespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599032-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho buscou entender os fatores que desencadeiam o fracasso e a evasão escolar, em diversas modalidades de ensino médio da ECIT Iolanda Tereza Chaves Lima, em Cubati-PB. Deste modo, o objetivo geral desta investigação foi entender os aspectos que contribuem para estes processos, a partir das motivações dos jovens e do papel da escola. O ambiente escolar, espaço vital para a construção da identidade juvenil, reflete em si grande parte dos conflitos presentes na sociedade: construção de socialidades e desigualdades socioeconômicas, raciais e de gênero. Estes acabam por influenciar aspectos intra e extraescolares dos alunos jovens pesquisados, sendo decisivos para o fracasso e posterior evasão. Para autores como Patto (1993, 2015), Peregrino (2010) e Barbosa (2011), o fracasso escolar, entendido aqui desde o abandono/desistência do aluno, passando pela repetência sistemática, além da ausência de sentido das atividades escolares, pode ser considerado como um dos episódios mais traumáticos na relação entre escola e a comunidade que a sustenta. A pesquisa partiu de uma abordagem quali-quantitativa, aliando levantamento bibliográfico e pesquisa documental com a aplicação de questionários e realização de entrevistas junto aos alunos, com posterior análise de dados sociodemográficos da escola e dos sujeitos da pesquisa, além das histórias de vida de alunos jovens. A partir dos dados obtidos e dos discursos apreendidos, foi possível construir quatro eixos fatoriais: fatores relacionados a dificuldades de acesso escolar bem como fatores outros econômicos, socioemocionais e sociopedagógicos. Dentre estes, podemos apontar como relevantes, o domicilio rural, a necessidade de inserção precoce no mercado de trabalho, gravidez/maternidade e falta de interesse surgem como principais motivos citados para o abandono dos estudos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEvasão. Fracasso escolar. Ensino Médio. Identidade Juvenil.pt_BR
Título: dc.titleEvasão e fracasso escolar juvenil em uma escola do Seridó Oriental paraibanopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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