Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira, Daniella Florencio Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-12T13:11:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-12T13:11:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Daniella Florencia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599030 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se da elaboração de um Guia Pedagógico denominado Cinema e Sociedade, o qual tem intenção de indicar aos professores da disciplina sociologia do ensino médio possibilidades de utilização do cinema como recurso pedagógico. Optou-se por fundamentar teoricamente o Guia Pedagógico Cinema e Sociedade considerando as reflexões de Michael Young sobre o conceito de Conhecimento Poderoso, nas considerações de Karl Mannheim sobre a teoria da sociologia do conhecimento e nas reflexões de Florestan Fernandes sobre a importância da sociologia na escola média brasileira. Em relação a metodologia, trata se de pesquisa exploratória, visando a produção de material pedagógico. Para execução, foram utilizadas pesquisa bibliográfica a partir de consultas em livros, artigos científicos, revistas e documentos eletrônicos. Para a elaboração da estrutura do Guia Pedagógico Cinema e Sociedade foram analisados os livros do PNLD 2018- 2020 com relação aos conteúdos e as indicações cinematográficas. Após esta análise houve a definição das obras que compõe o guia. Assim, o Guia Pedagógico Cinema e Sociedade, ao longo de 21 módulos, apresenta análises dos filmes, reflexões sociológicas sobre o filme, exposição das escolas cinematográficas e dos aspectos técnicos e metodológicos da cinematografia, além de uma série de sequências didáticas. Por fim, salientamos que o Guia pedagógico não pretende ditar de maneira rígida uma única forma de utilizar o cinema nas aulas de sociologia, na verdade ele se apresenta como reflexão e como possiblidade de ampliação dos horizontes pedagógicos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia. Cinema. Sociedade. Guia pedagógico. Formação de professores. | pt_BR |
Título: dc.title | Cinema e sociedade: uma guia pedagógico para o ensino de sociologia na escola secundária brasileira | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC Daniella Florencia.pdf | 72,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599030/2/TCC Daniella Florencia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons