O ensino de funções na EJA: uma proposta didática contra o algebrismo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRezende Filho, Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Coppe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-11T16:31:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-11T16:31:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-21-
identificador: dc.identifier.otherEnsinoFunçõesEJApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599027-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, de cunho qualitativo, possui como objetivo apresentar reflexões sobre o discurso pedagógico de Malba Tahan, acerca do algebrismo e seu combate, apropriando dessa crítica ao ensino de álgebra da época, a fim de elaborar uma proposta didática que auxilie no conceito de função para turmas do primeiro ano, a nível de Ensino de Médio, da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como aporte as especificidades dessa modalidade. Para tal, apresenta-se um recorte da vida e obra do professor Mello e Souza, de modo a apropriar do seu discurso pedagógico contra o algebrismo. Posteriormente, discute-se sobre a EJA, apresentando parte do seu percurso histórico na educação brasileira, de modo a identificar as especificidades dessa modalidade de ensino e de seu público-alvo. Dessa maneira, elaborou-se uma proposta didática, que é o produto educacional resultante dessa pesquisa, alicerçada no combate ao algebrismo e nos ambientes propícios à aprendizagem matemática (D’ AMBROSIO, 1993), que auxilie na construção do conceito de funções polinomiais do primeiro grau. Devido à pandemia do novo Coronavírus, a proposta não foi aplicada em turmas do primeiro ano, modalidade EJA. Uma forma encontrada para diálogo e análise da proposta didática foi a aplicação de questionários para as professoras regentes dessas turmas, nas escolas de Ituiutaba - MG. Assim, após análise do produto educacional, pelas professoras, foi aplicado um questionário, a fim de colher os discursos pedagógicos sobre o material elaborado. Para o processo de análise, utilizamos três categorias emergentes, de modo a realizar a triangularização dos dados, aportes teóricos, proposta didática e os discursos pedagógicos das professoras entrevistadas. Pontua-se que o produto elaborado pode ser considerado como um caminho para o ensino do conceito de funções para turmas do primeiro ano, modalidade EJA, visto que os cenários, apresentados e analisados consideram suas especificidades e abordam o conteúdo de uma maneira contextualizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.635 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAlgebrismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de funçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Título: dc.titleO ensino de funções na EJA: uma proposta didática contra o algebrismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
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