E pode piorar, professor? A professorização do docente de sociologia nas escolas de ensino médio de Pernambuco

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, João Henrique Lúcio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-11T14:03:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-11T14:03:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-08-
identificador: dc.identifier.otherSociologia. Ensino Médio. Trabalho. Professorarização.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599024-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a formação inicial, a construção de uma identidade profissional e o declínio das condições laborais (precarização) dos professores do Ensino Médio de Pernambuco, com enfoque no professor de Sociologia, onde o aprofundamento do processo de precarização vai originar o que denominamos de professorarização, ou seja, a precarização do trabalho docente somada a desprofissionalização, flexibilização e adoecimento dos mesmos. A questão que nos orienta é: Quais são as condições de trabalho do professor de Sociologia e de que forma estas condições impactam na profissionalização destes profissionais? O recorte espacial da pesquisa é o município de Sertânia/PE. Porém, como optamos por uma abordagem que pensa o local a partir de determinantes sociais para além do local, a pesquisa foi conduzida de forma dialética entre o local e o nacional. Dito isto, a pesquisa parte da contextualização acerca da inserção da sociologia no currículo, mobilizamos os conceitos de profissão e o processo de professorarização em curso para, com isto, circunscrever o campo da sociologia na rede pública estadual do município do Sertânia/PE. O recurso metodológico utilizado tomou como base o banco de dados do Censo Escolar, produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os dados disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado e as informações obtidas através da aplicação de questionários junto aos professores de Sociologia, no intuito de estabelecer a relação entre o local e o nacional. Seguindo este percurso, constatamos que o processo de professorarização do docente de Sociologia se materializa na ausência de professores formados na área, na falta de formação continuada, na possibilidade de um professor, independentemente de sua área de formação, lecionar Sociologia, na rotatividade de professores ministrando aulas de Sociologia gerando uma despolitização da disciplina e no tratamento dispensado a disciplina pelas escolas, colocando-a apenas como um mecanismo de complemento de carga horária de professores, caracterizando a baixa qualidade no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologia. Ensino Médio. Trabalho. Professorarização.pt_BR
Título: dc.titleE pode piorar, professor? A professorização do docente de sociologia nas escolas de ensino médio de Pernambucopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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