ACESSIBILIDADE EM FOCO: AUDIODESCRIÇÃO PARA VIDEOAULAS DO CONSÓRCIO CEDERJ.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Ceará - UECEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPerdigão, Luciana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-08T21:07:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-08T21:07:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-
identificador: dc.identifier.otherMonografia Audiodescrição UECE.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598994-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo está inserido no campo da tradução audiovisual acessível, mais especificamente nos estudos da audiodescrição. A audiodescrição é uma tecnologia assistiva que permite o acesso à informação, à comunicação, à educação, ao lazer e à cultura por meio da transformação das imagens em palavras de forma clara, concisa, coesa, específica e vívida. No contexto educacional, a audiodescrição promove a acessibilidade ao conteúdo visual, permitindo que o aluno com alguma deficiência visual estude com autonomia. A pesquisa teve como objetivo principal descrever o processo de produção de audiodescrição para videoaulas. O objeto do estudo foi a videoaula “Rios - Processos Físicos, Químicos e Biológicos" da disciplina "Dinâmica da Terra curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio Cederj. A pesquisa foi fundamentada nos parâmetros da produção de videoaulas para EAD de Alves de Carvalho (2017), acessibilidade em videoaulas de Braga (2016) e da audiodescrição didática de Vergara-Nunes (2016) passando pelas fontes primárias da tradução intersemiótica e do design universal para a aprendizagem. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso descrito desde a análise de corpus e a criação do roteiro adaptado até o acompanhamento da edição e pós-produção. Ao longo da pesquisa foram elencadas as necessidades de intervenção e de edição da videoaula. Apontou que, em um roteiro de audiodescrição de videoaulas que já foram produzidas, cabem novas inserções de grafismos e outros recursos para que a audiodescrição seja didática sem sobrepor a fala do professor. Portanto, a produção de videoaulas com audiodescrição é um processo multidisciplinar e a acessibilidade é uma premissa, tem que estar dentro das políticas, dos processos e da cultura da instituição.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTradução intersemióticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEADpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectvideoaulaspt_BR
Título: dc.titleACESSIBILIDADE EM FOCO: AUDIODESCRIÇÃO PARA VIDEOAULAS DO CONSÓRCIO CEDERJ.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseTradução audiovisual acessívelpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAudiodescriçãopt_BR
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