As TICs no ensino da sociologia: da formação docente à sala de aula

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Eleonardo Bruno de Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-11T14:55:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-11T14:55:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-12-
identificador: dc.identifier.otherTCC Eleordano Brunopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598993-
Resumo: dc.description.abstractNo decorrer da história, o desenvolvimento tecnológico sempre transformou a sociedade, e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) desde o seu surgimento na metade da década de 1970 – no contexto da Terceira Revolução Industrial e Revolução Informacional – exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos. Ao levantar esse tema de discussão, o presente estudo traz questões e apresenta a correlação entre a Educação, Formação de Professores e o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), abordando a realidade de professores de Sociologia de três municípios paraibanos. Buscando responder fundamentalmente a seguinte questão: Qual contribuição a formação docente traz para o uso das TICs no processo de ensino aprendizagem da Sociologia? Como também a outras questões que surgiram no decorrer da pesquisa, buscando descrever os desafios enfrentados no fazer pedagógico no que se refere ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula e como os professores se situam em suas práticas. De forma que, ao analisar esta realidade com base em conceitos como “Cibercultura”, “Educomunicação”, entre outros, seja possível compreender o uso das TICs como ferramenta auxiliar no desenvolvimento da prática pedagógica da educação básica pública, sobretudo na disciplina de Sociologia. Metodologicamente traz uma abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado e o método de análise interpretativa. Como sujeitos da pesquisa são apresentados professores de Sociologia do Ensino Médio de três municípios paraibanos (Patos, Sumé e Monteiro). Levando em conta que na pesquisa qualitativa estuda-se um determinado fenômeno no seu contexto natural relacionado ao seu objeto (Günther, 2006), ressaltamos que nosso objeto é o uso das TICs como recurso didático. Vale ressaltar que há um consenso quanto ao impacto positivo de formar professores para uso das tecnologias; não deixando de observar o potencial desafiador que ainda é o seu uso no contexto escolar. Desta forma, a presente pesquisa buscou ainda, apontar os processos de formação inicial e continuada para utilizar as TICs em sala de aula como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, bem como as dinâmicas que fazem parte da prática docente com o uso dessas tecnologias através da criação de um Guia Tecnológico. Por fim, chega-se à conclusão que o processo de formação de professores deve seguir um caminho que saia da teoria para a prática, da necessidade de concretizar projetos e políticas de formação profissional que de fato sejam efetivas na construção desse profissional.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação. Formação de professores. Sociologia. Tecnologias da Informação e comunicação.pt_BR
Título: dc.titleAs TICs no ensino da sociologia: da formação docente à sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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