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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Eline Brito Farias De | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-11T14:42:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-11T14:42:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Eline Brito Farias | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598992 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho buscou-se trazer discussões sobre dois conceitos (estranhamento e desnaturalização) da Sociologia como estes podem contribuir para efetivação, para desconstrução do discurso de combate à seca e reflexão sobre a ideia de convivência com o semiárido, apresentando como estes fazem parte de uma construção social e como a Sociologia enquanto disciplina no Ensino Médio pode ajudar nessa desconstrução. É notável que a identidade da região nordeste é fruto de uma construção social, a imagem do semiárido brasileiro está direta e historicamente ligada à imagem de miséria e seca, durante muito tempo difundia-se discursos como uma região que não oferecia potencial desenvolvimentista. Com passar do tempo, intelectuais perceberam que a ideia não é combate à seca, mas convivência com a seca, assim buscaram apresentar alternativas viáveis para solucionar os problemas advindos da estiagem, com o intuito de possibilitar uma vida digna e a permanência das pessoas que residem no semiárido. A metodologia ancorou-se à revisão bibliográfica, ou dissertação, usando como base artigos científicos, livros e materiais da Internet. Este trabalho tem por intuito explicar como foi a construção de um material pedagógico, um E- Book, que tem por objetivo auxiliar os professores de Sociologia especificamente da região semiárida. Vale salientar que este será disponibilizado na internet, tendo em vista que estamos numa sociedade onde as pessoas tem acesso à Internet em diversos espaços, é necessário que o professor incorpore em sua prática escolar ferramentas consideradas inovadoras. Desse modo, este trabalho desenvolveu uma ferramenta de ensino de baixo custo e com relevante potencial para ser usada nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Este E-book apresenta o conteúdo de combate à seca e a convivência com o semiárido. Ao dispor esse material de forma aberta e gratuita, acredita-se que será uma ferramenta de ensino útil para o professor, bem como para o aluno, tornando-o essencialmente ativo na construção do seu próprio conhecimento. Espera-se que dentro das aulas de Sociologia o aluno entenda como esse discurso sobre a Região Nordeste foi criado possibilitando uma discussão que os torne protagonista de mudança na realidade nordestina. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia. Seca. Convivência com o Semiárido. | pt_BR |
Título: dc.title | Desconstrução do discurso de combate à seca para uma perspectiva voltada para a convivência com o semiárido no ensino de sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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TCC Eline Brito Farias.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598992/2/TCC Eline Brito Farias.pdfDownload |
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