O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do cariri paraibano: uma análise da mediação didática

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Gilmaria da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-11T14:24:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-11T14:24:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-26-
identificador: dc.identifier.otherTCC Gilmaria da Silva Lopespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598991-
Resumo: dc.description.abstractAnalisa o processo de mediação dos livros didáticos de Sociologia em escolas estaduais situadas no Cariri Paraibano, realizando uma discussão sobre os principais recursos didáticos presentes nas práticas pedagógicas do ensino de Sociologia. Esta pesquisa buscou analisar como os professores de Sociologia de escolas estaduais do Cariri Paraibano utilizam os manuais didáticos dessa disciplina, destacando os limites e as possibilidades nos processos de contextualização dos conteúdos ante a realidade dos alunos. Em realização aos subsídios teóricos, o trabalho se baseou nas discussões apresentadas por Simone Meucce (2000), Paulo Meksenas (1990), Guimarães, Neto, Assis (2012), os quais apresentam em suas obras discussões que fundamentam a discussão deste trabalho. Por via, metodológica adotamos o método qualitativo, e, como técnica para a construção dos dados, a aplicação de questionário, pesquisa bibliográfica e a observação de aulas. Com o retorno da Sociologia, ganhamos um meio de propagação do seu conhecimento, o livro didático, ferramenta fundamental para a disseminação de suas discussões, mas que cabe à figura do professor atribuir uso em sua prática. Procuramos analisar os recursos metodológicos e as práticas pedagógicas de ensino, para observar a mediação do livro didático de Sociologia no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que se trata de uma disciplina que objetiva, no Ensino Médio, despertar o imaginário sociológico e a desnaturalização dos fenômenos sociais por meio de discussões apresentadas pelo professor. Identificamos que os livros de Sociologia, dos campos mencionados, são usados pela maioria dos professores, porém necessitam de uma análise reflexiva e de uma avaliação por parte de alguns docentes acerca do sentido que está sendo atribuído ao livro, pois percebemos professores fazendo o uso de forma descontextualizada. Identificamos também que ainda há um grande número de professores não formados em Sociologia ministrando aulas apenas como cumprimento de carga horária, e são esses professores que apresentam dificuldades para trabalhar com o livro, o que acaba por prejudicar o ensino da Sociologia. Além disso, detectamos que o livro didático não é o único recurso usado na mediação do ensino da Sociologia, mas vídeos e músicas são também empregados para contextualizar os conceitos aos alunos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógica. Livro Didático. Ensino de Sociologia.pt_BR
Título: dc.titleO uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do cariri paraibano: uma análise da mediação didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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