Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Gilmaria da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-11T14:24:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-11T14:24:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Gilmaria da Silva Lopes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598991 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Analisa o processo de mediação dos livros didáticos de Sociologia em escolas estaduais situadas no Cariri Paraibano, realizando uma discussão sobre os principais recursos didáticos presentes nas práticas pedagógicas do ensino de Sociologia. Esta pesquisa buscou analisar como os professores de Sociologia de escolas estaduais do Cariri Paraibano utilizam os manuais didáticos dessa disciplina, destacando os limites e as possibilidades nos processos de contextualização dos conteúdos ante a realidade dos alunos. Em realização aos subsídios teóricos, o trabalho se baseou nas discussões apresentadas por Simone Meucce (2000), Paulo Meksenas (1990), Guimarães, Neto, Assis (2012), os quais apresentam em suas obras discussões que fundamentam a discussão deste trabalho. Por via, metodológica adotamos o método qualitativo, e, como técnica para a construção dos dados, a aplicação de questionário, pesquisa bibliográfica e a observação de aulas. Com o retorno da Sociologia, ganhamos um meio de propagação do seu conhecimento, o livro didático, ferramenta fundamental para a disseminação de suas discussões, mas que cabe à figura do professor atribuir uso em sua prática. Procuramos analisar os recursos metodológicos e as práticas pedagógicas de ensino, para observar a mediação do livro didático de Sociologia no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que se trata de uma disciplina que objetiva, no Ensino Médio, despertar o imaginário sociológico e a desnaturalização dos fenômenos sociais por meio de discussões apresentadas pelo professor. Identificamos que os livros de Sociologia, dos campos mencionados, são usados pela maioria dos professores, porém necessitam de uma análise reflexiva e de uma avaliação por parte de alguns docentes acerca do sentido que está sendo atribuído ao livro, pois percebemos professores fazendo o uso de forma descontextualizada. Identificamos também que ainda há um grande número de professores não formados em Sociologia ministrando aulas apenas como cumprimento de carga horária, e são esses professores que apresentam dificuldades para trabalhar com o livro, o que acaba por prejudicar o ensino da Sociologia. Além disso, detectamos que o livro didático não é o único recurso usado na mediação do ensino da Sociologia, mas vídeos e músicas são também empregados para contextualizar os conceitos aos alunos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica. Livro Didático. Ensino de Sociologia. | pt_BR |
Título: dc.title | O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do cariri paraibano: uma análise da mediação didática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC Gilmaria da Silva Lopes.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598991/2/TCC Gilmaria da Silva Lopes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons