
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Aires, Maria Alcilene Vitória Batista | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-11T13:16:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-11T13:16:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC Maria Alcilene | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598989 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, situada em São João do Cariri, PB. Tivemos como objetivos traçar um perfil dos jovens estudantes do Ensino Médio, visando criar um “retrato” dessas “Juventudes”, mostrando quem são eles (as), analisando suas percepções a respeito da Escola e a importância dessa instituição em suas vidas, considerando haver uma indefinição desse nível de ensino na vida dos jovens, entre um caminho para a educação superior, formação técnica, ou, mercado de trabalho, deixando muitas vezes de priorizar a formação para a vida, na perspectiva de presente e futuro, de forma que a escola passe a ter um sentido real para seus projetos. Esse trabalho visa entender as possibilidades e os desafios citados pelos jovens em relação a como a escola pode desempenhar um papel de agente modificador de suas expectativas de vida, oportunizando meios para a ascensão social e formação de sua cidadania como estes anseiam, mesmo reconhecendo as lacunas apontadas. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, contou com o apoio bibliográfico de autores/as como Castro (1997), Dubet (2003), Abramovay (2004), Dayrell (2006), que têm colaborado com estudos sobre a categoria Juventudes no Brasil. As técnicas aplicadas para coleta de dados foram a aplicação de questionários e a formação de um Grupo Focal com jovens das três turmas do ensino médio. No corpo do texto é apresentada a categoria social “juventudes” e o contexto do ensino médio no país, bem como as expectativas juvenis relacionadas à escola. Considerando os depoimentos dos/as jovens, evidenciamos a importância das interações na escola, na perspectiva do contato social e da ampliação das redes de conhecimentos, ressaltando o respeito às heterogeneidades presentes nesse ambiente. Reforçamos a relevância de uma escola que atua e busca incentivar o reconhecimento de quem são esses/as jovens e o que estes/as esperam dela. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventudes-Escola. Ensino Médio. Desafios-Juventude. | pt_BR |
| Título: dc.title | Juventudes e escolarização: as vivências do ensino médio sob os seus jovens olhares | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC Maria Alcilene.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598989/2/TCC Maria Alcilene.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons