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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Quaresma, Rafaela Maurício | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-11T12:59:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-11T12:59:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Rafaela Maurício Quaresma | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598987 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo principal analisar as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular considerando o campo disciplinar da Sociologia, buscando compreender até que ponto tais documentos apresentam possibilidades de ensino em torno do papel da mulher na sociedade contemporânea. Nesse sentido, iremos propor a inserção de elementos teóricos na óptica da pedagogia feminista que permitem a efetivação de seleção de conteúdo para aulas temáticas, pautadas numa perspectiva da equidade e emancipação feminina, os quais devem abordar a história do movimento feminista, o papel das mulheres, emancipação feminina e o empoderamento, bem como, a formulação de conceitos que promovam uma aprendizagem sociológica significativa em torno da temática abordada. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, cuja abordagem priorizou as perspectivas bibliográfica e documental. Como referências teóricas, este trabalho foi fundamentado, principalmente nas obras de Roger Chartier (1988; 1990); Simone de Beauvoir (1980); e Zygmunt Bauman (2010). Cabe ressaltar que essa pesquisa coloca-se como proposta de ensino, cujas abordagens elencam temas à luz da teoria feminista, como forma de incluir, (re) pensar, (re)configurar as percepções em torno da história social contada para/com as mulheres e sobre as mulheres configurando maneiras de criar novos espaços e debates para combater a desigualdade de gênero. Portanto, a base metodológica é a teoria e a práxis feminista. A partir desta perspectiva, constatamos que o feminismo pode fundamentalmente contribuir para o campo educacional, contribuindo positivamente com a transformação da realidade social, com ênfase na questão de gênero e, por conseguinte, as vertentes do feminismo necessitam da educação para transformar, a partir de novos conceitos o mundo social. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia. Pedagogia Feminista. Conteúdos Curriculares de Sociologia do Ensino Médio. | pt_BR |
Título: dc.title | Entrelaçando saberes: uma proposta de conteúdos para o ensino de sociologia no ensino médio, sob a ótica das pedagogias feministas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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TCC Rafaela Maurício Quaresma.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598987/2/TCC Rafaela Maurício Quaresma.pdfDownload |
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