HORTA ESCOLAR: TEMAS GERADORES E OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSALOMÃO, Milthon Antonio Auth VANESSA M.M-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-10T18:25:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-10T18:25:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-03-
identificador: dc.identifier.otherHortaEscolarTemas.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598982-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Ciências tem enfrentado problemas no processo de formação de sujeitos cognoscentes e pensantes em suas ações. Nesse sentido, esse trabalho se justifica no intuito de reorganizar os conteúdos dessa área do conhecimento. Assim, a pesquisa intitulada “Horta Escolar: temas geradores e os momentos pedagógicos no ensino de Ciências” foi desenvolvida com uma turma de 6º ano do ensino fundamental, a partir do plantio de hortaliças em pneus sem serventia, com a finalidade de construir significados e conceitos científicos com os alunos. O presente trabalho foi embasado na perspectiva sócio interacionista de Vygotsky (1996; 1998), na educação por investigação temática de Freire (1983; 1996), bem como nas situações problematizadoras apontadas pela metodologia dos Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angoti (1992; 2002) que, juntas, corroboraram para a construção de uma proposta de ensino-aprendizagem, para a reorganização curricular e significação dos conceitos científicos. Desse modo, o projeto rompe na prática com a linearidade dos conteúdos, ao desenvolver e analisar temas mediados pelos Momentos Pedagógicos, com o propósito de averiguar as contribuições desse recurso metodológico para o trabalho do professor, no que diz respeito à compreensão dos conceitos científicos pelos alunos. Dessa forma, foram construídos planos de aulas baseados na Situação de Estudo “Horta Escolar” e nos Temas Geradores “Interação do homem com o meio ambiente”, “Fotossíntese”, “Ecologia e Nutrição dos seres vivos”, que culminaram na proposta de trabalho desenvolvida em sala. A partir desses temas, os conteúdos foram trabalhados por meio dos Momentos Pedagógicos, que são organizados em três etapas: problematização, organização/sistematização do conhecimento e aplicação/contextualização do conhecimento. Assim, dentro de cada Tema Gerador foram planejadas atividades que resultaram no envolvimento dos alunos na aprendizagem de conceitos científicos, como a questão da sustentabilidade, da poluição do meio ambiente, da nutrição dos seres vivos e da decomposição da matéria orgânica. Esse trabalho propiciou e motivou a participação dos estudantes nos Temas Geradores, além de permitir uma maior interação entre professor-aluno e aluno entre seus pares, por meio da dialogicidade estabelecida em sala, que promoveu uma aprendizagem mais significativa para os discentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.25 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências; Horta Escolar; Momentos Pedagógicos; Temas Geradores; Situações de Estudopt_BR
Título: dc.titleHORTA ESCOLAR: TEMAS GERADORES E OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCIÊNCIASpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
HortaEscolarTemas.pdfHorta Escolar2.25 MBAdobe PDF/bitstream/capes/598982/2/HortaEscolarTemas.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons