Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SALOMÃO, Milthon Antonio Auth VANESSA M.M | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-10T18:25:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-10T18:25:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | HortaEscolarTemas.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598982 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de Ciências tem enfrentado problemas no processo de formação de sujeitos cognoscentes e pensantes em suas ações. Nesse sentido, esse trabalho se justifica no intuito de reorganizar os conteúdos dessa área do conhecimento. Assim, a pesquisa intitulada “Horta Escolar: temas geradores e os momentos pedagógicos no ensino de Ciências” foi desenvolvida com uma turma de 6º ano do ensino fundamental, a partir do plantio de hortaliças em pneus sem serventia, com a finalidade de construir significados e conceitos científicos com os alunos. O presente trabalho foi embasado na perspectiva sócio interacionista de Vygotsky (1996; 1998), na educação por investigação temática de Freire (1983; 1996), bem como nas situações problematizadoras apontadas pela metodologia dos Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angoti (1992; 2002) que, juntas, corroboraram para a construção de uma proposta de ensino-aprendizagem, para a reorganização curricular e significação dos conceitos científicos. Desse modo, o projeto rompe na prática com a linearidade dos conteúdos, ao desenvolver e analisar temas mediados pelos Momentos Pedagógicos, com o propósito de averiguar as contribuições desse recurso metodológico para o trabalho do professor, no que diz respeito à compreensão dos conceitos científicos pelos alunos. Dessa forma, foram construídos planos de aulas baseados na Situação de Estudo “Horta Escolar” e nos Temas Geradores “Interação do homem com o meio ambiente”, “Fotossíntese”, “Ecologia e Nutrição dos seres vivos”, que culminaram na proposta de trabalho desenvolvida em sala. A partir desses temas, os conteúdos foram trabalhados por meio dos Momentos Pedagógicos, que são organizados em três etapas: problematização, organização/sistematização do conhecimento e aplicação/contextualização do conhecimento. Assim, dentro de cada Tema Gerador foram planejadas atividades que resultaram no envolvimento dos alunos na aprendizagem de conceitos científicos, como a questão da sustentabilidade, da poluição do meio ambiente, da nutrição dos seres vivos e da decomposição da matéria orgânica. Esse trabalho propiciou e motivou a participação dos estudantes nos Temas Geradores, além de permitir uma maior interação entre professor-aluno e aluno entre seus pares, por meio da dialogicidade estabelecida em sala, que promoveu uma aprendizagem mais significativa para os discentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.25 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências; Horta Escolar; Momentos Pedagógicos; Temas Geradores; Situações de Estudo | pt_BR |
Título: dc.title | HORTA ESCOLAR: TEMAS GERADORES E OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CIÊNCIAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
HortaEscolarTemas.pdf | Horta Escolar | 2.25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598982/2/HortaEscolarTemas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons