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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Caselato, Talita | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-10T16:53:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-10T16:53:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598980 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa Ânsia – velocidades da imagem: efeitos no corpo e alterações perceptivas tem como objetivo o desenvolvimento de estudos sobre as relações entre a imagem-movimento e seu efeito sobre o performer cinetósico a partir da percepção provocada pelo aumento progressivo da velocidade com que as imagens se apresentam no contexto da vida contemporânea, em função da exponencial aceleração tecnológica. O estudo, por sua vez, visa à produção de experimentos poéticos para problematizar as formas de captura das forças vitais vigentes na sociedade atual – “de controle” – conforme Foucault a conceituou. É nela que se constata “(...) por exemplo, a negação da vida como “produção” de vida, a negação da saúde brandida como “produção” de saúde (...)” (PELBART, 2013, p.1 3 ) . Os deslocamentos ou movimentos vertiginosos que Ânsia sugere remetem, “alegoricamente” à desmedida do crescimento da dominação de uma lógica produtiva “incrustada no exercício do poder”, que aprisiona as energias vitais, todos os setores da vida, sob a casca dura das verdades e proposições indiscutíveis de um racionalismo econômico dogmático. Aproxima-se de movimentos repetitivos embriagantes ou velozes demais, ou infinitos, das cadeias produtivas dominantes, sem, no entanto, servir a elas, mas produzindo unicamente enjoo: desnorteamento. Torna-se, neste sentido, um movimento contrário à produtividade. Tangencia tendências majoritárias do presente, mas para potencializar possíveis inflexões como contramovimentos. A problematização que os experimentos reunidos em Ânsia empreenderam, com seus meios expressivos, com as visões que projetam, funda-se na reativação da imaginação no sentido oposto da tendência negativa em que se encontram os modos de monitoria e rebaixamento da vida, procurando extrair desse contexto uma variabilidade de perspectivas que fariam entrar em relação novos fluxos de energias. Nesta perspectiva o performer cinetósico é autor da pesquisa e ator da experiência estética sobre o espaço da cidade de São Paulo. Escolhe os meios de transportes públicos como forma de abordar a alteração de percepção do espectador/interator na metrópole. Através desta pesquisa e através de vídeos e videoinstalações a experiência cinetósica pode ser compartilhada com o público a fim de provocar questionamentos em torno da atividade cotidiana. Para isso, apresenta-se dividida em estações. A primeira é formada pelos experimentos videográficos anteriores a esta pesquisa, a segunda pelos experimentos da própria pesquisa. A contextualização conceitual que sustenta a investigação do assunto vertigem, que tem como ponto de partida textos de Peter Pál Pelbart, surge em paralelo a estas estações. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | vertigem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | corpo | pt_BR |
| Título: dc.title | Ânsia - velocidades da imagem: Efeitos no corpo e alterações perceptivas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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