Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Sara Fernandes Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brettas, Anderson Claytom Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Otaviano José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-07T21:14:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-07T21:14:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Podcast no ensino de literatura | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598916 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este texto discute e apresenta de que maneira a aplicabilidade do podcast pode contribuir para o Ensino de Literatura na Educação Básica, sob a ótica da Educação Tecnológica. Os critérios teórico-metodológicos se fundamentam em Eco (1979), Lèvy (1996, 2010), Castells (2012), Nóvoa (2010) e Kenski (2004, 2015) quanto à revolução comunicacional e tecnológica do Século XX e suas implicações na educação e em Freire (2012, 2013, 2015) no que se refere ao conceito educacional de podcast. Autores como Conrad (2014) e Colares Da Silva et al. (2018) embasam o uso do software Audacity quanto à manipulação de áudio e edição de podcasts. Assim, objetivou-se demonstrar as contribuições oriundas da criação e aplicação do podcast quanto ao gosto e hábito de leitura de textos literários; verificar como este recurso tecnológico pode agir como facilitador ao acesso a textos literários longos como a novela e, analisar a viabilidade de aplicação de tal ferramenta tecnológica ao contexto da Educação Básica. A pesquisa-ação evidenciou a construção do conhecimento de forma colaborativa por meio da tecnologia educacional a partir da mediação da professora-pesquisadora, com uso do ciberespaço e influência da cibercultura. Para a produção dos dados foram utilizados como instrumentos o podcast, os produtos gerados pelos alunos protagonistas (reconto da obra literária, pod-novela, meta-podcasts e podcast de registro), questionário estruturado aplicado aos alunos beneficiados e observações da professora-pesquisadora. Os resultados obtidos junto aos alunos protagonistas (de maneira cooperativa) confirmam que a criação do podcast contribui para fluência, gosto e hábito da leitura, aprimoramento quanto ao ato de ler e falar em público, aprofundamento dos conhecimentos voltados aos tipos textuais trabalhados (novela de cavalaria, resenha) assim como dos processos de escrita (reescrita/síntese), além do desenvolvimento da criticidade dos mesmos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4076 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Como elaborar Podcasts para o ensino de Literatura: Guia prático | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons