Como elaborar Podcasts para o ensino de Literatura: Guia prático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Triângulo Mineiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Sara Fernandes Teixeira-
Autor(es): dc.contributor.authorBrettas, Anderson Claytom Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Otaviano José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-07T21:14:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-07T21:14:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-
identificador: dc.identifier.otherPodcast no ensino de literaturapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598916-
Resumo: dc.description.abstractEste texto discute e apresenta de que maneira a aplicabilidade do podcast pode contribuir para o Ensino de Literatura na Educação Básica, sob a ótica da Educação Tecnológica. Os critérios teórico-metodológicos se fundamentam em Eco (1979), Lèvy (1996, 2010), Castells (2012), Nóvoa (2010) e Kenski (2004, 2015) quanto à revolução comunicacional e tecnológica do Século XX e suas implicações na educação e em Freire (2012, 2013, 2015) no que se refere ao conceito educacional de podcast. Autores como Conrad (2014) e Colares Da Silva et al. (2018) embasam o uso do software Audacity quanto à manipulação de áudio e edição de podcasts. Assim, objetivou-se demonstrar as contribuições oriundas da criação e aplicação do podcast quanto ao gosto e hábito de leitura de textos literários; verificar como este recurso tecnológico pode agir como facilitador ao acesso a textos literários longos como a novela e, analisar a viabilidade de aplicação de tal ferramenta tecnológica ao contexto da Educação Básica. A pesquisa-ação evidenciou a construção do conhecimento de forma colaborativa por meio da tecnologia educacional a partir da mediação da professora-pesquisadora, com uso do ciberespaço e influência da cibercultura. Para a produção dos dados foram utilizados como instrumentos o podcast, os produtos gerados pelos alunos protagonistas (reconto da obra literária, pod-novela, meta-podcasts e podcast de registro), questionário estruturado aplicado aos alunos beneficiados e observações da professora-pesquisadora. Os resultados obtidos junto aos alunos protagonistas (de maneira cooperativa) confirmam que a criação do podcast contribui para fluência, gosto e hábito da leitura, aprimoramento quanto ao ato de ler e falar em público, aprofundamento dos conhecimentos voltados aos tipos textuais trabalhados (novela de cavalaria, resenha) assim como dos processos de escrita (reescrita/síntese), além do desenvolvimento da criticidade dos mesmos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4076 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPodcastpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleComo elaborar Podcasts para o ensino de Literatura: Guia práticopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons