A Sala de aula invertida no Ensino de História: Guia prático e planos de aulas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Triângulo Mineiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Anna Lívia-
Autor(es): dc.contributor.authorBrettas, Anderson Claytom Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-07T21:03:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-07T21:03:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-
identificador: dc.identifier.otherA Sala de aula invertida no Ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598914-
Resumo: dc.description.abstractA sala de aula invertida (SAI) é uma abordagem didática que prevê a inversão da dinâmica escolar tradicional: os encontros presenciais, antes dedicados às aulas expositivas são substituídos pela realização de atividades e atendimento individualizado e o período extraclasse é destinado aos momentos expositivos através de materiais instrucionais. O tema ganhou espaço no debate público brasileiro na última década, sendo objeto de estudo de inúmeras pesquisas acadêmicas. Posto a relevância do tema e a popularização desta abordagem, este trabalho objetivou analisar os impactos do uso da SAI, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática no componente curricular de história, junto a duas turmas de nonos anos do ensino fundamental da rede pública. Ademais, a pesquisa pretendeu ainda: (i) analisar a historicidade do conceito de metodologias ativas, retomando propostas pedagógicas em seus primórdios na Idade Moderna; (ii) compreender os métodos ativos, incluindo a SAI, como fruto de seu tempo histórico e que, por conseguinte, também refletem interesses ideológicos liberais; (iii) planejar uma sequência didática, tendo como eixo temático a Guerra Fria, sob os fundamentos da SAI, com a seleção de material apropriado; (iv) averiguar os impactos da aplicação da sequência didática desenvolvida junto aos discentes, avaliando seus resultadospt_BR
Tamanho: dc.format.extent3276 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
Título: dc.titleA Sala de aula invertida no Ensino de História: Guia prático e planos de aulaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons