Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Maria Lucia Inês Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-05T14:53:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-05T14:53:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - MARIA LUCIA INES FERNANDES CRUZ - DISSERTAÇÃO (2) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598854 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo compreender como as experiências vividas pelos jovens rurais podem contribuir no processo de construção de um ensino de Sociologia adequado ao contexto em que se encontram inseridos. O campo de análise foi a Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota, localizada no município de Tejuçuoca, região norte do Ceará. Propõe dialogar sobre as maneiras pelas quais os jovens compreendem, vivem e se projetam no interior de suas comunidades, destacando especialmente a experiência escolar na construção das vivências e projeções. O aporte teórico que dá consistência às discussões apoia-se em conceitos, pensamentos e diálogos sobre o rural, as juventudes, a educação, o ensino de Sociologia, a experiência social e o ensino contextualizado. No processo de análise de tais ideias, estudos de autores como Wanderley (2001), Carneiro (2008), Pais (2003), Bourdieu (2009), Dayrell (2007; 2010), Dubet (1994), Morin (2014) e Freire (1996) foram tomados de empréstimo para corroborar as análises decorrentes do trabalho de pesquisa desenvolvido em campo. Levando em conta os objetivos deste estudo, a metodologia qualitativa é predominante, possibilitada por meio de técnicas como grupo focal e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que as experiências de vida dos jovens podem ser trazidas para a sala de aula e transformadas em ponto de partida para o aprendizado e as discussões de temas sociológicos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude rural. Experiência. Ensino de Sociologia. Educação contextualizada. | pt_BR |
Título: dc.title | Experiências dos jovens rurais como aportes para pensar o ensino de sociologia na educação básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons