Experiências dos jovens rurais como aportes para pensar o ensino de sociologia na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Maria Lucia Inês Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-05T14:53:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-05T14:53:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-29-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - MARIA LUCIA INES FERNANDES CRUZ - DISSERTAÇÃO (2)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598854-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo compreender como as experiências vividas pelos jovens rurais podem contribuir no processo de construção de um ensino de Sociologia adequado ao contexto em que se encontram inseridos. O campo de análise foi a Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota, localizada no município de Tejuçuoca, região norte do Ceará. Propõe dialogar sobre as maneiras pelas quais os jovens compreendem, vivem e se projetam no interior de suas comunidades, destacando especialmente a experiência escolar na construção das vivências e projeções. O aporte teórico que dá consistência às discussões apoia-se em conceitos, pensamentos e diálogos sobre o rural, as juventudes, a educação, o ensino de Sociologia, a experiência social e o ensino contextualizado. No processo de análise de tais ideias, estudos de autores como Wanderley (2001), Carneiro (2008), Pais (2003), Bourdieu (2009), Dayrell (2007; 2010), Dubet (1994), Morin (2014) e Freire (1996) foram tomados de empréstimo para corroborar as análises decorrentes do trabalho de pesquisa desenvolvido em campo. Levando em conta os objetivos deste estudo, a metodologia qualitativa é predominante, possibilitada por meio de técnicas como grupo focal e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que as experiências de vida dos jovens podem ser trazidas para a sala de aula e transformadas em ponto de partida para o aprendizado e as discussões de temas sociológicos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJuventude rural. Experiência. Ensino de Sociologia. Educação contextualizada.pt_BR
Título: dc.titleExperiências dos jovens rurais como aportes para pensar o ensino de sociologia na educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons