Área de Figuras Planas: Uma Proposta de Ensino com Modelagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarlos Eduardo Petronilho Boiago (Orientando), Odaléa Aparecida Viana (Orientadora)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-06T12:45:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-06T12:45:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-05-
identificador: dc.identifier.otherÁrea de Figuras Planas Uma Proposta De Ensino Com Modelagem Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598852-
Resumo: dc.description.abstractEsta é uma proposta didática para o ensino de geometria produzida no âmbito do Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia e é parte da dissertação defendida por este autor. A proposta tem como tema o conteúdo Área de Figuras Planas e contempla o ensino de conceitos e de procedimentos, além de promover o desenvolvimento de atitudes favoráveis à geometria. Esta proposta de ensino é composta por duas partes. A primeira parte contempla uma sequência didática, isto e, uma série de atividades sequenciadas e que devem ser aplicadas em várias aulas, visando à aprendizagem dos conceitos de área e de suas medidas e também do cálculo das áreas das principais figuras geométricas planas. As atividades contemplam composição e decomposição de figuras, simulando ações com materiais concretos e buscam incentivar a investigação e a compreensão em geometria. Na segunda parte é apresentada uma sugestão de trabalho com modelagem matemática com logotipos figurais , em que os alunos escolhem um logotipo, identificam formas, atribuem medidas, calculam as áreas e depois constroem o desenho no computador, utilizando o software Geogebra. Busca-se, com este tipo de atividade, incentivar o uso de tecnologias, despertar a criatividade e desenvolver atitudes favoráveis à geometria. Para orientar o professor, são descritas as atividades que foram planejadas para compor este produto e, como estas foram de fato aplicadas a alunos, tomou-se como base a experiência vivenciada pelo autor. Assim, procurou-se trazer alguns exemplos de questionamentos, de dúvidas e de discussões oriundos das interações promovidas na sala de aula. Além disso, são apresentados alguns registros de representação (desenhos, frases, esquemas etc) produzidos pelos alunos em seus cadernos (aqui chamados de diários de bordo) no decorrer das aulas, de modo a mostrar ao professor os possíveis avanços e dificuldades dos estudantes – o que pode caracterizar a avaliação da proposta. O trabalho foi direcionado ao ensino médio, mas pode ser aplicado, com algumas adequações, a estudantes no final do ensino fundamental. Espera-se que o produto possa trazer contribuições para a prática do professor de matemática do ensino básico no tema área de figuras planas. Acrescenta-se que as ações do professor, suas escolhas pedagógicas, a metodologia empregada e as formas de avaliação são fruto de suas próprias concepções e nenhum trabalho pode ser copiado ou repetido, mas pode, sim, ser reaplicado e melhorado quando apoiado nos saberes da experiência e nas convicções do docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.71MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Área de Figuras Planas; Modelagem Matemática; Aprendizagem Significativa; Ensino de Geometria, Aprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleÁrea de Figuras Planas: Uma Proposta de Ensino com Modelagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADO/ PRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons