Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Sonia Fernandes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-05T23:31:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-05T23:31:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Os Desafios da Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais na Pespectivas do Ensino e Aprendizagem na Rede Municipal em Lambari D' Oeste - MT | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598848 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo analisar a importância do processo que envolve o ensino da leitura e da escrita numa perspectiva de alfabetização e letramento, como forma significativa no processo de alfabetizar letrando, com os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Lambari D’ Oeste – MT. Apresentando os seguintes objetivos específicos: Identificando a relação metodológica entre a leitura e os mecanismos memória operacional implicados nesse processo; analisando a sobre importância de alfabetizar letrando nas práticas pedagógicas na inserção social; e conceituar a teoria sobre a alfabetização e o letramento e apontando os métodos utilizados no processo de alfabetização. A trajetória metodológica de pesquisa da pesquisa encaminha as reflexões teóricas pautadas na abordagem qualitativa, permitindo que a criança tenha oportunidade de construir sua aprendizagem com as intervenções pertinentes. Baseada numa entrevista semiestruturada com a professora regente, observação em sala, e levantamento de dados. Após o período de observações, foi realizada uma intervenção por parte da pesquisadora, com recursos pedagógicos que auxiliam para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos discentes. As considerações teóricas sobre alfabetização e letramento, no contexto da pesquisa, fundamentaram em: Soares (2003; 2004; 2005); Kleiman (2005); Mortatti (2004; 2007); Lopes (2004), CookGumperz (2008), dentre outros. Em suma, acreditamos que essa pesquisa sobre alfabetização e letramento andam juntos no processo de aquisição da leitura e escrita, partindo do pressuposto que alfabetizar letrando e trazer para dentro da sala de aula a prática da leitura e da escrita conforme a realidade de cada discente. A partir dessa compreensão, a concepção de alfabetização que norteia a presente investigação insere-se em um paradigma de alfabetização que considera a especificidade do ensino da leitura e da escrita aquisição do código alfabético, bem como valoriza as práticas de letramento (práticas sociais de leitura e escrita nos diferentes contextos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2199 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Os Desafios da Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais na Pespectivas do Ensino e Aprendizagem na Rede Municipal em Lambari D' Oeste - MT | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons