Os Desafios da Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais na Pespectivas do Ensino e Aprendizagem na Rede Municipal em Lambari D' Oeste - MT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Sonia Fernandes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-05T23:31:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-05T23:31:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-05-
identificador: dc.identifier.otherOs Desafios da Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais na Pespectivas do Ensino e Aprendizagem na Rede Municipal em Lambari D' Oeste - MT-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598848-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar a importância do processo que envolve o ensino da leitura e da escrita numa perspectiva de alfabetização e letramento, como forma significativa no processo de alfabetizar letrando, com os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Lambari D’ Oeste – MT. Apresentando os seguintes objetivos específicos: Identificando a relação metodológica entre a leitura e os mecanismos memória operacional implicados nesse processo; analisando a sobre importância de alfabetizar letrando nas práticas pedagógicas na inserção social; e conceituar a teoria sobre a alfabetização e o letramento e apontando os métodos utilizados no processo de alfabetização. A trajetória metodológica de pesquisa da pesquisa encaminha as reflexões teóricas pautadas na abordagem qualitativa, permitindo que a criança tenha oportunidade de construir sua aprendizagem com as intervenções pertinentes. Baseada numa entrevista semiestruturada com a professora regente, observação em sala, e levantamento de dados. Após o período de observações, foi realizada uma intervenção por parte da pesquisadora, com recursos pedagógicos que auxiliam para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos discentes. As considerações teóricas sobre alfabetização e letramento, no contexto da pesquisa, fundamentaram em: Soares (2003; 2004; 2005); Kleiman (2005); Mortatti (2004; 2007); Lopes (2004), CookGumperz (2008), dentre outros. Em suma, acreditamos que essa pesquisa sobre alfabetização e letramento andam juntos no processo de aquisição da leitura e escrita, partindo do pressuposto que alfabetizar letrando e trazer para dentro da sala de aula a prática da leitura e da escrita conforme a realidade de cada discente. A partir dessa compreensão, a concepção de alfabetização que norteia a presente investigação insere-se em um paradigma de alfabetização que considera a especificidade do ensino da leitura e da escrita aquisição do código alfabético, bem como valoriza as práticas de letramento (práticas sociais de leitura e escrita nos diferentes contextos.-
Tamanho: dc.format.extent2199-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleOs Desafios da Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais na Pespectivas do Ensino e Aprendizagem na Rede Municipal em Lambari D' Oeste - MT-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons