PIBID: Experiências inovadoras na formação de professores de sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Ana Carmem Aguiar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-05T15:07:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-05T15:07:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUVA, ANA CARMEM AGUIAR RODRIGUESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598846-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa trata-se de um estudo que se propõe analisar qual o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação do professor de Sociologia, na perspectiva de ex pibidianos que vivenciam ou vivenciaram experiências de participação no programa enquanto acadêmicos, e que atualmente exercem a docência na rede pública de ensino. Nesse aspecto, objetivou-se dissertar sobre o que o PIBID representa para a formação de professores, bem como os desafios, dilemas e perspectivas em relação ao Ensino de Sociologia na Educação Básica e seu papel na educação dos jovens da escola média. Esta pesquisa, realizada nos anos 2018 e 2019, tem como problemática central analisar como o PIBID repercutiu na formação desses profissionais, além de compreender como o Programa se constituiu enquanto aglutinador de experiências que contribuíram para a valorização e uma mudança de cultura em relação à licenciatura, servindo de base para a produção de novas pesquisas e metodologias de ensino. O mundo da educação formal escolar e acadêmico torna-se, portanto, um espaço para o desenvolvimento deste trabalho, pois é neste contexto que os sujeitos protagonizam as mais diversas relações: sociais, políticas e afetivas. O campo de observação foi construído a partir das práticas, trocas e narrativas elaboradas pelos interlocutores e participantes desses espaços sociais educativos. Considerando o atual cenário de reformulação das políticas públicas no âmbito educacional, o propósito é compreender, a partir das narrativas de atuais e futuros professores, sujeitos sociais interlocutores neste trabalho, sua auto percepção enquanto docentes, suas impressões e perspectivas em relação ao exercício da docência, e como as experiências no PIBID repercutiram na sua formação profissional e no seu fazer pedagógico em sala de aula.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPIBID. Políticas Educacionais. Educação Básica. Ensino de Sociologia.pt_BR
Título: dc.titlePIBID: Experiências inovadoras na formação de professores de sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons