Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Carmem Aguiar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-05T15:07:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-05T15:07:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UVA, ANA CARMEM AGUIAR RODRIGUES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598846 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa trata-se de um estudo que se propõe analisar qual o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação do professor de Sociologia, na perspectiva de ex pibidianos que vivenciam ou vivenciaram experiências de participação no programa enquanto acadêmicos, e que atualmente exercem a docência na rede pública de ensino. Nesse aspecto, objetivou-se dissertar sobre o que o PIBID representa para a formação de professores, bem como os desafios, dilemas e perspectivas em relação ao Ensino de Sociologia na Educação Básica e seu papel na educação dos jovens da escola média. Esta pesquisa, realizada nos anos 2018 e 2019, tem como problemática central analisar como o PIBID repercutiu na formação desses profissionais, além de compreender como o Programa se constituiu enquanto aglutinador de experiências que contribuíram para a valorização e uma mudança de cultura em relação à licenciatura, servindo de base para a produção de novas pesquisas e metodologias de ensino. O mundo da educação formal escolar e acadêmico torna-se, portanto, um espaço para o desenvolvimento deste trabalho, pois é neste contexto que os sujeitos protagonizam as mais diversas relações: sociais, políticas e afetivas. O campo de observação foi construído a partir das práticas, trocas e narrativas elaboradas pelos interlocutores e participantes desses espaços sociais educativos. Considerando o atual cenário de reformulação das políticas públicas no âmbito educacional, o propósito é compreender, a partir das narrativas de atuais e futuros professores, sujeitos sociais interlocutores neste trabalho, sua auto percepção enquanto docentes, suas impressões e perspectivas em relação ao exercício da docência, e como as experiências no PIBID repercutiram na sua formação profissional e no seu fazer pedagógico em sala de aula. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID. Políticas Educacionais. Educação Básica. Ensino de Sociologia. | pt_BR |
Título: dc.title | PIBID: Experiências inovadoras na formação de professores de sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons