O ensino de sociologia na educação na educação do campo: um estudo na escola do campo Nazaré Flor - Itapipoca - CE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Maria Aline Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-05T12:28:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-05T12:28:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-12-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, MARIA ALINE ABREU PINTO, DISSERTAÇÃO.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598837-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Sociologia perpassa por uma série de obstáculos em seu processo de inserção na Educação Básica e ainda hoje desenvolve uma luta de resistência na história da Educação. Diante deste contexto, o presente trabalho volta-se para uma pesquisa teórica e prática do ensino de Sociologia na Educação Básica, mais precisamente na Educação do campo, tendo como lócus a EEM. Maria Nazaré de Sousa (Nazaré Flor), localizada no Assentamento Maceió no Litoral do Ceará. Esta caracteriza-se pela sua localização em área de reforma agrária, atendendo à juventude do assentamento e localidades vizinhas, sendo uma conquista da luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST por uma educação destinada ao jovem do campo, portanto uma educação contextualizada, que valorize sobretudo a realidade do educando. Nesta concepção, tem-se como proposta para esta pesquisa, pensar o ensino de Sociologia na Educação do campo a partir das suas especificidades, a fim de compreender como se constrói este ensino e que significados representam para a juventude de contexto rural. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa, sendo utilizadas diferentes técnicas, dentre elas, entrevistas semiestruturadas, observações e rodas de conversas, que contribuíram para se obter os resultados apresentados. Por tratar-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolveu-se pautada em referencial teórico, dentre eles Arroyo (2011), Caldart (2011) Carneiro (2007), Castro (2007), Freire (2015), Gasparin (2011), Moraes (2009), Silva (2009), Tomazi (2004), Sarandy (2004) e Handfas (2009), possibilitando um diálogo entre o ensino de Sociologia e Educação do campo. Em que foi possível destacar problemáticas, bem como possibilidades de melhorias no ensino de sociologia, partindo da participação dos educandos em discussões referentes a metodologias e conteúdos voltados para aulas significativas. Por fim, tomando como base as análises realizadas, propôs-se uma intervenção voltada para aulas práticas e significativas, a fim de contribuir para um ensino de sociologia que valorize as especificidades do campo e a participação do educando na construção desse conhecimento.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo, Ensino de Sociologia, Aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleO ensino de sociologia na educação na educação do campo: um estudo na escola do campo Nazaré Flor - Itapipoca - CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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