Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Maria Aline Abreu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-05T12:28:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-05T12:28:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, MARIA ALINE ABREU PINTO, DISSERTAÇÃO. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598837 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de Sociologia perpassa por uma série de obstáculos em seu processo de inserção na Educação Básica e ainda hoje desenvolve uma luta de resistência na história da Educação. Diante deste contexto, o presente trabalho volta-se para uma pesquisa teórica e prática do ensino de Sociologia na Educação Básica, mais precisamente na Educação do campo, tendo como lócus a EEM. Maria Nazaré de Sousa (Nazaré Flor), localizada no Assentamento Maceió no Litoral do Ceará. Esta caracteriza-se pela sua localização em área de reforma agrária, atendendo à juventude do assentamento e localidades vizinhas, sendo uma conquista da luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST por uma educação destinada ao jovem do campo, portanto uma educação contextualizada, que valorize sobretudo a realidade do educando. Nesta concepção, tem-se como proposta para esta pesquisa, pensar o ensino de Sociologia na Educação do campo a partir das suas especificidades, a fim de compreender como se constrói este ensino e que significados representam para a juventude de contexto rural. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa, sendo utilizadas diferentes técnicas, dentre elas, entrevistas semiestruturadas, observações e rodas de conversas, que contribuíram para se obter os resultados apresentados. Por tratar-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolveu-se pautada em referencial teórico, dentre eles Arroyo (2011), Caldart (2011) Carneiro (2007), Castro (2007), Freire (2015), Gasparin (2011), Moraes (2009), Silva (2009), Tomazi (2004), Sarandy (2004) e Handfas (2009), possibilitando um diálogo entre o ensino de Sociologia e Educação do campo. Em que foi possível destacar problemáticas, bem como possibilidades de melhorias no ensino de sociologia, partindo da participação dos educandos em discussões referentes a metodologias e conteúdos voltados para aulas significativas. Por fim, tomando como base as análises realizadas, propôs-se uma intervenção voltada para aulas práticas e significativas, a fim de contribuir para um ensino de sociologia que valorize as especificidades do campo e a participação do educando na construção desse conhecimento. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo, Ensino de Sociologia, Aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de sociologia na educação na educação do campo: um estudo na escola do campo Nazaré Flor - Itapipoca - CE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons