Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Clecia Maria Lopes do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-05T13:21:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-05T13:21:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Universidade Estadual Vale do Acaraú, Clecia Maria Lopes do Nascimento, Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598826 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação visa desenvolver uma análise sociológica sobre a autolesão entre jovens estudantes do ensino médio da EEM Maria Marina Soares no município de Guaraciaba do Norte-CE. O público-alvo são jovens estudantes, na faixa etária entre 14 e 18 anos, com comportamentos autolesivos. A pesquisa tem como objetivo analisar e compreender, à luz da perspectiva socioantropológica, a conduta autolesiva, buscando os sentidos e significados atribuídos a essa prática pelos jovens. A pesquisa foi realizada a partir de uma metodologia qualitativa, contando com as seguintes técnicas: observação participante, entrevistas semiestruturadas com roteiro de entrevistas e análise de documentos digitais, como fotografias e vídeos, fornecidos pelos interlocutores. Após a análise das respostas dos interlocutores, tivemos como resultado a percepção de que, para eles, o corpo funciona como uma espécie de diário de bordo, um mensageiro que pode servir para registrar, verbalizar e transcrever as emoções, dores e experiências do cotidiano na pele. Para efetuar os cortes, geralmente utilizam objetos pontiagudos e afiados como lâminas, vidros, agulhas, estilete e tudo que possa furar e cortar a pele para provocar dor. A parte do corpo mais alvejada são os pulsos, seguida de braços, coxas, barriga e virilha. No entanto, essa prática não tem como finalidade o suicídio, e sim sentir dor temporariamente. Percebemos que esse comportamento autodestrutivo pode estar relacionado a conflitos pessoais e familiares e a abusos sexuais sofridos por esses jovens. Dessa forma, concluímos que o fenômeno é um ato sem a intenção de suicídio, realizado para aliviar tensões, amenizar dores internas e psicológicas, suavizar o estresse, a solidão e a frustração e ainda sentir prazer. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autolesão. Jovens. Escola. Corpo. | pt_BR |
Título: dc.title | Pelos cortes uma expressão: um estudo sobre autolesão entre jovens estudantes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons