A educação física escolar na Escola Municipal Indígena “Warara’awa Assuriní”: Em busca de um fortalecimento étnico

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Autor(es): dc.contributor.authorMachado Gouvea, Carlos Alberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-05T12:48:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-05T12:48:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-17-
identificador: dc.identifier.otherA educação física escolar na Escola Municipal Indígena “Warara’awa Assuriní”: Em busca de um fortalecimento étnicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598821-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho a seguir tem como objeto de estudo, a educação física na escola municipal indígena Warara’awaAssuriní, na reserva Trocará Assuriní, próximo ao município de Tucuruí, no estado do Pará. Trata-se de um trabalho monográfico realizado para o programa de pós-graduação da UFPA – Universidade Federal do Estado do Pará, na área de Ciências Sociais, como um dos requisitos para a obtenção do grau de especialista em Educação Indígena e Diversidade Cultural dos Povos Indígenas da Amazônia. Para tanto, faz-se necessário a discussão da escola como instituição formadora, plural, educação intelectual e curricular onde deveria ser abordado as diferenças culturais a diversidade, o afastamento das práticas dominantes da sociedade envolvente, o currículo e as relações entre o poder, conhecimento e identidade social. Meu objeto de investigação é o ensino aprendizagem produzido pela educação física escolar indígena, no ensino fundamental, á luz da trajetória histórica da educação escolar indígena nacional, a legislação específica da educação indígena e o referencial nacional para as escolas indígenas. Ainda, abordagens e tendências, concepção de cultura corporal do movimento, seus objetivos e possibilidades para perspectiva intercultural. Será destacado o contato e o assentamento do povo Assuriní nas terras às margens do rio Tocantins, como parte da política do governo da época para pacificar e distanciar esses povos das áreas dos grandes projetos de importância nacional. A educação escolar e a educação física escolar na escola Warara’awaAssuriní. Abordarei a política pedagógica do município e o projeto político pedagógico da escola Warara’awaAssuriní, educação física escolar, entrevista com o diretor, coordenador, professores de educação física e de outras disciplinas. Analisar-se-á as concepções da educação física. Busca se sugestões para as reflexões que contribuam para a formação de indivíduos conscientes de seu contexto a partir de sua história, cultura e organização social. Esses subsídios poderão contribuir na construção de um projeto político pedagógico e na aplicação da disciplina Educação Física de forma pedagógica na escola indígena dos Assuriní em uma perspectiva diferenciada e intercultural.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent903pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola indígenapt_BR
Título: dc.titleA educação física escolar na Escola Municipal Indígena “Warara’awa Assuriní”: Em busca de um fortalecimento étnicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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