
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Machado Gouvea, Carlos Alberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-05T12:48:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-05T12:48:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A educação física escolar na Escola Municipal Indígena “Warara’awa Assuriní”: Em busca de um fortalecimento étnico | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598821 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O trabalho a seguir tem como objeto de estudo, a educação física na escola municipal indígena Warara’awaAssuriní, na reserva Trocará Assuriní, próximo ao município de Tucuruí, no estado do Pará. Trata-se de um trabalho monográfico realizado para o programa de pós-graduação da UFPA – Universidade Federal do Estado do Pará, na área de Ciências Sociais, como um dos requisitos para a obtenção do grau de especialista em Educação Indígena e Diversidade Cultural dos Povos Indígenas da Amazônia. Para tanto, faz-se necessário a discussão da escola como instituição formadora, plural, educação intelectual e curricular onde deveria ser abordado as diferenças culturais a diversidade, o afastamento das práticas dominantes da sociedade envolvente, o currículo e as relações entre o poder, conhecimento e identidade social. Meu objeto de investigação é o ensino aprendizagem produzido pela educação física escolar indígena, no ensino fundamental, á luz da trajetória histórica da educação escolar indígena nacional, a legislação específica da educação indígena e o referencial nacional para as escolas indígenas. Ainda, abordagens e tendências, concepção de cultura corporal do movimento, seus objetivos e possibilidades para perspectiva intercultural. Será destacado o contato e o assentamento do povo Assuriní nas terras às margens do rio Tocantins, como parte da política do governo da época para pacificar e distanciar esses povos das áreas dos grandes projetos de importância nacional. A educação escolar e a educação física escolar na escola Warara’awaAssuriní. Abordarei a política pedagógica do município e o projeto político pedagógico da escola Warara’awaAssuriní, educação física escolar, entrevista com o diretor, coordenador, professores de educação física e de outras disciplinas. Analisar-se-á as concepções da educação física. Busca se sugestões para as reflexões que contribuam para a formação de indivíduos conscientes de seu contexto a partir de sua história, cultura e organização social. Esses subsídios poderão contribuir na construção de um projeto político pedagógico e na aplicação da disciplina Educação Física de forma pedagógica na escola indígena dos Assuriní em uma perspectiva diferenciada e intercultural. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 903 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola indígena | pt_BR |
| Título: dc.title | A educação física escolar na Escola Municipal Indígena “Warara’awa Assuriní”: Em busca de um fortalecimento étnico | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons