Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Milton Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-04T20:35:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-04T20:35:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Apropriações digitais da história: Entre a escola e o espaço público. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598806 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação é resultado de pesquisa sobre o interesse dos alunos da EMEF Marcílio Dias, escola da rede municipal de ensino de São Paulo, pelos vídeos sobre temas de História do Canal Nostalgia no Youtube. Seu objetivo é mostrar a influência deste canal sobre a sala de aula, problematizada a partir da frequente intervenção dos alunos sobre os assuntos e narrativas apresentados nesses vídeos e da suposta oposição entre o ensino de história escolar e leituras midiáticas do passado. As fontes para o desenvolvimento desta investigação foram construídas a partir da listagem das principais questões feitas pelos alunos, além de relatórios de observação de trabalho em grupo a partir de um dos vídeos do canal Nostalgia e da análise de três de seus vídeos. Como referencial teórico, o debate sobre História pública é um marco importante para este trabalho, assim como os conceitos de cultura escolar e forma escolar, uma vez que a pesquisa busca relacionar aspectos sobre o ensino de história, o papel do historiador atualmente e sua relação com o público. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Youtube | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Canal Nostalgia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | Apropriações digitais da história: Entre a escola e o espaço público. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Versão final Milton Garcia Silva - 18-01-2021.pdf | 524 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598806/2/Dissertação Versão final Milton Garcia Silva - 18-01-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons