Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Quinto, Leonardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-04T20:28:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-04T20:28:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | OCUPAR E REFLETIR - ESCOLAS DE LUTA E HISTÓRIA EM DISPUTA: ENSINO DE HISTÓRIA E A LUTA SECUNDARISTA EM SÃO PAULO (2015) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598804 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho analisa os movimentos de ocupação de escolas públicas na cidade de São Paulo em 2015 e suas relações e implicações com o ensino de História. Os objetivos centrais são: a) analisar algumas práticas vividas pelos estudantes e as atividades desenvolvidas no período de ocupações; b) conhecer e discutir as representações desses sujeitos sobre a educação, escola, o conhecimento histórico e a disciplina escolar História; c) refletir sobre aspectos do ensino de História a partir das demandas, das vivências e das ações dos secundaristas. Através de registros documentais produzidos pelos estudantes no ambiente virtual e de relatos orais realizados com participantes do movimento, busca-se compreender como as culturas juvenis se relacionam com a cultura escolar, com a forma escolar e mobilizam o conhecimento Histórico. Procuramos discutir como os estudantes, na experiência de ocupações, disputam a escola e a História no tempo presente. Apresentamos, ao final, como parte propositiva decorrente do processo de pesquisa, a homepage Ocupahistória (http://www.ocupahistoria.com.br), com fontes documentais, artigos acadêmicos e algumas possibilidades de atuação criativa para o ensino de História. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Juvenil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento Secundarista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | OCUPAR E REFLETIR - ESCOLAS DE LUTA E HISTÓRIA EM DISPUTA: ENSINO DE HISTÓRIA E A LUTA SECUNDARISTA EM SÃO PAULO (2015) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao_leonardo_profhistoria.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598804/2/dissertacao_leonardo_profhistoria.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons