
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Aurelio Da Ros, Marco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-04T18:22:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-04T18:22:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Núcleos de Práticas Corporais – pensando as teorias e práticas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598799 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Atrás de todo livro tem uma história, e esse não é diferente. Passa por um universo que inclui inicialmente o Prof. George Saliba Manske, Educador Físico, e em 2017 professor do mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho da Univali e também membro do grupo de pesquisa Argos, do mesmo mestrado. Este professor foi autor de um projeto em busca de financiamento pela FAPESC denominado Núcleos de Práticas Corporais, em nome do grupo Argos. E a partir dessa sua idealização envolve uma porção de atores sociais. O grupo ARGOS havia colaborado com a construção de uma residência médica e multiprofissional em saúde da família, (com 2 anos de duração, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde) da qual pelo menos 5 membros atuavam como tutores nas áreas de medicina, odontologia, psicologia, fonoaudiologia e educação física. A residência atuava em 5 municípios diferentes chegando a ter mais 80 residentes por ano (considerando os R1 e R2). A pratica da residência se dava nas Unidades básicas de Saúde dos municípios de (Itajaí, Itapema, Piçarras, Brusque e Navegantes) e envolvia os Núcleos de Apoio ao Saúde da Família (NASF) multiprofissionais. Seu trabalho consistia em atenção as necessidades de saúde da população, seja direta ou indiretamente com o matriciamento, e a promoção de saúde, onde se incentivavam os trabalhos com grupos. Pois bem essa “tripla militância” graduação, mestrado e residência, por parte dos professores permitia a possibilidade de articulação entre elas seja na área de estágios, extensão, pesquisa e formação, com os diversos municípios. Outro dos professores Carlos Máximo (da psicologia), elaborou um projeto de pesquisa (chamado de projeto-chapéu) em que os relatos de experiência poderiam ser incluídos e poderiam ser publicados. Projeto extremamente interessante que viabilizou as produções acadêmicas sobre os Núcleos de Praticas corporais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.027 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde coletiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Apoio a saúde da família | pt_BR |
| Título: dc.title | Núcleos de práticas corporais – pensando as teorias e práticas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons