Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NOBRE, Chari Meleine Brevers Gonzalez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-04T14:28:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-04T14:28:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Chari Meleine Brevers Gonzalez Nobrea_Intervenção | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598787 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa concentrou esforços na proposição, aplicação e mensuração de resultados de uma intervenção pedagógica – em duas escolas públicas da região periférica da cidade de Curitiba – em que o corpo foi trabalhado como conteúdo, teórico e prático, durante as aulas de Sociologia para o ensino médio. O desafio nessa pesquisa-docência se deu em pensar o corpo como objeto das ciências sociais em sala de aula e abordá-lo, com um exercício constante de pensar-formular a transposição didática, conforme o arcabouço científico que a disciplina dispõe. Com isso, a vantagem foi empreender tal tarefa partindo de um ponto que é experienciado pelos estudantes em todas as suas rotinas: seus corpos. Orientada pela teoria que entende o corpo como campo de estudo das humanidades, foi possível a identificação de lógicas sociais e culturais em torno deste mesmo corpo abarcando as representações, os imaginários, as relações simbólicas, a demarcação de lugares sociais, de identidades, bem como, a sua capacidade de receptor e produtor de sentido ao mundo social. O trabalho se apoiou em referenciais teóricos como: Marcel Mauss e Pierre Bourdieu, com o conceito de habitus e as relações simbólicas; David Le Breton, com a crítica à dicotomia que separa corpo e mente e do reposicionamento do corpo como objeto privilegiado e legítimo da análise sociológica; Luc Boltanski, ao olhar a desigualdade da experiência corporal entre as classes sociais; Michel Foucault, ao dimensionar o corpo como campo biopolítico; entre outros autores. Dessa forma, os objetivos da pesquisa foram estimular nos estudantes a apropriação conceitual respectiva à área; proporcionar a reflexão sobre o corpo e sua relação com o mundo social, político e cultural e contribuir para que os estudantes exercitem a imaginação sociológica, relacionando biografia e história, ou seja, que pensem em si mesmos com e através de suas corporalidades, dentro de seus respectivos contextos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16.044 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Corpografia: experiência docente e estudantil do corpo em ação nas aulas de Sociologia no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfSocio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPR_Chari Meleine Brevers Gonzalez Nobre_Intervenção.pdf | 16,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598787/2/UFPR_Chari Meleine Brevers Gonzalez Nobre_Intervenção.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons