Corpografia: experiência docente e estudantil do corpo em ação nas aulas de Sociologia no Ensino Médio

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNOBRE, Chari Meleine Brevers Gonzalez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-04T14:28:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-04T14:28:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-17-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Chari Meleine Brevers Gonzalez Nobrea_Intervençãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598787-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa concentrou esforços na proposição, aplicação e mensuração de resultados de uma intervenção pedagógica – em duas escolas públicas da região periférica da cidade de Curitiba – em que o corpo foi trabalhado como conteúdo, teórico e prático, durante as aulas de Sociologia para o ensino médio. O desafio nessa pesquisa-docência se deu em pensar o corpo como objeto das ciências sociais em sala de aula e abordá-lo, com um exercício constante de pensar-formular a transposição didática, conforme o arcabouço científico que a disciplina dispõe. Com isso, a vantagem foi empreender tal tarefa partindo de um ponto que é experienciado pelos estudantes em todas as suas rotinas: seus corpos. Orientada pela teoria que entende o corpo como campo de estudo das humanidades, foi possível a identificação de lógicas sociais e culturais em torno deste mesmo corpo abarcando as representações, os imaginários, as relações simbólicas, a demarcação de lugares sociais, de identidades, bem como, a sua capacidade de receptor e produtor de sentido ao mundo social. O trabalho se apoiou em referenciais teóricos como: Marcel Mauss e Pierre Bourdieu, com o conceito de habitus e as relações simbólicas; David Le Breton, com a crítica à dicotomia que separa corpo e mente e do reposicionamento do corpo como objeto privilegiado e legítimo da análise sociológica; Luc Boltanski, ao olhar a desigualdade da experiência corporal entre as classes sociais; Michel Foucault, ao dimensionar o corpo como campo biopolítico; entre outros autores. Dessa forma, os objetivos da pesquisa foram estimular nos estudantes a apropriação conceitual respectiva à área; proporcionar a reflexão sobre o corpo e sua relação com o mundo social, político e cultural e contribuir para que os estudantes exercitem a imaginação sociológica, relacionando biografia e história, ou seja, que pensem em si mesmos com e através de suas corporalidades, dentro de seus respectivos contextos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16.044 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCorpopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleCorpografia: experiência docente e estudantil do corpo em ação nas aulas de Sociologia no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paranápt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfSociopt_BR
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