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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Naira Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-04T13:53:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-04T13:53:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, Naira Lopes Moura, Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598782 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O processo de construção da identidade afrodescendente da juventude quilombola é atravessado por desafios, entre eles, destacam-se o esquecimento histórico dos quilombos após abolição, as tentativas de apagamento das histórias e ocultação das contribuições do seu grupo social, bem como os estigmas a eles atribuídos durante e depois do processo de colonização, que os reduzem a uma condição de inferioridade. Nesta pesquisa, trato da construção da identidade de jovens da Comunidade Quilombola Salinas (PI), com a pretensão de investigar as contribuições das educações sociais promovidas pela Comunidade, sobretudo pelo Grupo de Tradições Culturais Samba de Cumbuca, e da educação escolar, por meio da disciplina de Sociologia no ensino médio, na formação da identidade racial. Tem como objetivo geral analisar a construção da identidade da juventude afrodescendente do Quilombo Salinas a partir da educação social, sobretudo, promovida pelo Grupo de Tradições Culturais Samba de Cumbuca e da educação escolar na perspectiva do ensino de Sociologia. Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo, utilizando a entrevista semiestruturada, a comunicação virtual e documentos. Os participantes foram integrantes jovens do Grupo de Tradições Culturais Samba de Cumbuca, que estudam em qualquer série do ensino médio, bem como professores da disciplina de Sociologia e lideranças dos grupos culturais e projetos sociais da referida Comunidade. Para a compreensão do nosso objeto de estudo e das questões que o envolvem, recorremos aos estudos de Cunha Jr (2005), Fanon (2008), Moura (1981, 1987, 1988), Munanga (2005), Nascimento (1978), Almeida (1996, 2011), Fiabani (2012), Leite (2000), Lima (2005, 2017), Goffman (2004), Hall (2001, 2003), Carneiro (2005), Arroyo (2014), Brandão (1993), Coelho (2013), Freire (2015), Abramo (1997), Dayrell (2007), Melucci (2007), Pais (1990), entre outros. Os resultados apontaram que os jovens vivenciam os processos de educação social promovidos pelos mais velhos numa transmissão natural das tradições culturais, sobretudo, o Samba de Cumbuca, no qual promovem atividades com foco no fortalecimento da identidade racial, afrodescendente e quilombola. Contudo, a pesquisa apontou que a educação escolar, inclusive na disciplina de Sociologia, mantém-se distanciada da realidade dos jovens dos quilombos, sem articulação com as experiências educativas vivenciadas por eles no cotidiano da Comunidade. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude. Identidade. Quilombo. Educação social. Ensino de Sociologia. | pt_BR |
Título: dc.title | As educações sociais e o ensino de sociologia na formação das identidades de jovens do quilombo Salinas - PI | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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