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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Filho, José Geraldo de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-04T12:39:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-04T12:39:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. JOSÉ GERALDO DE OLIVEIRA FILHO. DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598776 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho esclarece como uma parcela dos estudantes sobralenses compreendem algumas das propostas do Movimento Escola sem Partido. Demonstra também como estas propostas foram inseridas no contexto social, político e histórico de Sobral, Ceará. Para a realização deste trabalho foi idealizado a realização de grupos focais, mas esta estratégia precisou ser alterada por conta da pandemia da COVID-19. O questionário foi elaborado através do Google Forms e aplicado por meio de um link disponibilizado na rede social WhatsApp. O questionário foi respondido por 69 estudantes da rede pública e privada de ensino de Sobral. Os estudantes escolhidos para o preenchimento dos questionários foram prioritariamente do 3º ano do Ensino Médio, por conta de que estes poderiam ter experimentado os discursos que foram desenvolvidos em Sobral, entre os anos de 2017 e 2018, por causa do Projeto de Lei 2154/2017, que pretendia proibir a implantação de práticas pedagógicas voltadas para a “ideologia de gênero” no município sobralense. Para fundamentar esta pesquisa foram usados autores como Penna, Romancini, Orofino e Salles para esclarecer o surgimento e crescimento do Movimento Escola sem Partido. Pais, Gohn e Barros contribuíram com os estudos sobre a juventude. Pêcheux, Quivy e Campenhoudt foram usados para a elucidação dos discursos e dos questionários. Os dados nos levam a concluir que a hipotética passividade dos estudantes, tão defendida pelo MESP, não corresponde ao que pensam os jovens sobralenses. As respostas, revelam discentes que sabem o que querem e que não são marionetes comandadas por seus professores, como afirma o MESP. Algumas de suas respostas despertam para uma revisão das práticas pedagógicas, não para o sentido do controle e da censura, mas para o acolhimento e para a construção de uma escola mais dinâmica, contextualizada, atual e democrática. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola sem Partido. Sobral. Conservadorismo. Despolitização. | pt_BR |
| Título: dc.title | O sono da razão produz monstros: a entrada do movimento "escola sem partido" em Sobral - CE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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