Educação médica crítica, reflexiva e de qualidade: experiências, vivências e olhares

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Autor(es): dc.contributor.authorAurélio Maeyama (Organizador), Marcos-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Scholze (Organizador), Alessandro-
Autor(es): dc.contributor.authorEsteves Lopes de Oliveira (Organizador), Leonardo Augusto-
Autor(es): dc.contributor.authorSebastian Velho (Organizador), Pablo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-04T13:35:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-04T13:35:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-22-
identificador: dc.identifier.otherEducação médica crítica, reflexiva e de qualidade: experiências, vivências e olharespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598763-
Resumo: dc.description.abstractO Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica (CCPEM) é um evento promovido bianualmente pelas escolas médicas dos estados de Santa Catarina e Paraná (componentes da Regional Sul II da Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM), e se configura em um espaço privilegiado para que as discussões realizadas nas Instituições de Ensino e no Congresso Brasileiro de Educação Médica realizado anualmente, alcancem docentes, discentes, gestores e preceptores de todo o Brasil. Historicamente, os temas centrais destes congressos têm sido relacionados à melhoria da educação médica e ao desenvolvimento da saúde em nosso país. A segunda edição do CCPEM, ocorreu entre os dias 31 de maio e 01 de junho de 2019, sediado na Universidade do Vale do Itajaí, com o tema central “Por uma formação médica crítica e reflexiva: no caminho da qualidade na educação médica”. O evento foi organizado contando com 4 mesas redondas, 23 oficinas formativas, e apresentação de 56 trabalhos científicos, com participação de gestores, docentes, preceptores e discentes envolvidos na educação médica totalizando 346 inscritos no congresso. Dada a riqueza gerada pelas diversas discussões ocorridas durante o evento, em reunião ordinária da Regional Sul II da ABEM, realizada ao final do evento, foi proposto a construção de um e-book com as principais temáticas do evento, para que não apenas se registrasse a memória das discussões no âmbito do congresso, mas sobretudo que toda a produção de conhecimento pudesse ser estendida a outros domínios de interesse no desenvolvimento da educação médica. As diversas discussões envolveram relatos de ensino, extensão e pesquisa que corroboram para a busca de uma educação médica de qualidade, a partir da formação de sujeitos críticos e reflexivos, comprometidos com a saúde da população e dos problemas sociais que interferem nesse processo. Desejo que a leitura seja repleta de reflexões, e que ela tenha potência de reverberar transformações nas instituições de ensino, nos cenários de prática e nos serviços de saúde, para uma prática médica que atenda as reais necessidades de saúde da nossa população.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.575pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSaúde coletivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Médicapt_BR
Título: dc.titleEducação médica crítica, reflexiva e de qualidade: experiências, vivências e olharespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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