Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Vanderlene de Farias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-04T13:03:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-04T13:03:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU, VANDERLENE DE FARIAS LIMA, DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598761 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho pretende compreender as relações de sociabilidade entre os estudantes de uma escola estadual de educação profissional no interior do Ceará, tomando como ponto de partida a percepção de que a interação social entre os sujeitos aprendentes é marcada por hierarquias e distinções que variam conforme o curso técnico a que pertencem. O estudo da sociabilidade estudantil nessa escola é fruto do acompanhamento dessas relações tecidas no cotidiano através da observação da pesquisadora que trabalha como professora de Sociologia na instituição desde o ano de 2018. Foram empregadas técnicas de pesquisa qualitativa, com uso da observação participante, observação flutuante, entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão. Através da aplicação das metodologias, o estudo mostrou que as hierarquias e distinções são marcadas por conflitos, estigmas e estereótipos que interferem negativamente na relação entre os pares, na construção de laços afetivos, na autoestima dos jovens e no ensino-aprendizagem. Compreender a dimensão da sociabilidade estudantil em uma escola é importante para que o(a) professor(a) de Sociologia possa desenvolver o seu trabalho com base no conhecimento da realidade em que atua para melhor conduzir o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociabilidade. Escola. Jovens. Hierarquias. Distinções. | pt_BR |
Título: dc.title | A sociabilidade estudantil no contexto de uma escola estadual profissional: um olhar sobre as distinções e hierarquias entre os jovens | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: