Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Teodoro, Juliana Magalhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-04T03:10:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-04T03:10:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROPOSTAS CURRICULARES E O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE SÃO PAULO: entre Orientações, Direitos e Currículo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598749 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa analisa as trocas e implementações das Propostas Curriculares e o Ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal da cidade de São Paulo entre o período de 2007 a 2017. Neste sentido procurou-se investigar as prescrições curriculares, as interpretações e os saberes docentes a elas relacionadas no contexto de formação de docentes. Para tanto a pesquisa desenvolveu-se em torno de dois eixos: a análise comparativa das prescrições curriculares com base na História Social do Currículo fundamentada nas contribuições de Goodson (2008) e Apple (1982) e a análise dos registros produzidos pelos docentes na JEIF (Jornada Especial Integral de Formação Docente) investigadas à luz dos estudos de Bittencourt ( 1997, 2004, 2018), Chaui (1989), Ball (1992, 2002) e Shiroma, Garcia e Campos (2005). Ambas as análises foram compreendidas a partir dos conceitos de Culturas Escolares (Viñao,2007) e dos Saberes Docentes (Tardif, 2014). Ao analisarmos o lugar do ensino de História e a influência das leis étnico-raciais, nos anos iniciais, nos referenciamos nos estudos de Carvalho (2014, 2018, 2020), Soares (2008, 2009s, 2018), Fonseca (2009), Mattos ( 2003), Miranda (2007), Menezes e Silva ( 2007) e Oliveira (2003, 2011, 2013). Por fim, com base nos resultados da pesquisa formulamos um documento colaborador para discussões na formação em “JEIF”, procurando dialogar com as principais dúvidas encontradas sobre o ensino de História para os anos iniciais do ensino fundamental, a fim de contribuir com o debate nos campos da Educação e do Ensino de História. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Propostas Curriculares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Social do Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História nos Anos Iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leis Étnico-Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTAS CURRICULARES E O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE SÃO PAULO: entre Orientações, Direitos e Currículo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons