A HISTÓRIA ENTRE ZEROS E UNS: Ensino de História e nativos digitais (2000-2018)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPauli, Fabio Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-04T02:49:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-04T02:49:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherA HISTÓRIA ENTRE ZEROS E UNS: Ensino de História e nativos digitais (2000-2018)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598748-
Resumo: dc.description.abstractDiferentes das gerações que os precederam, os nativos digitais nasceram e cresceram em um ambiente dual governado por duas esferas, uma real e uma digital. Portadores de um acesso instantâneo e quase irrestrito à informação, são atores em um processo de ensino-aprendizagem em constante conflito com estratégias pedagógicas, instituições e profissionais que não partilham e não compreendem suas características únicas. Esta pesquisa identificou as características peculiares no processo de aprendizagem do conhecimento histórico escolar nos nativos digitais, estudantes do ensino médio nascidos a partir de 2000, e estabeleceu critérios que auxiliem na elaboração de propostas e projetos pedagógicos em consonância com as novas necessidades educacionais dos alunos e alunas nativos digitais. A pesquisa se baseia no estudo de duas linhas bibliográficas distintas, sobre o ensino de história e sobre os nativos digitais, e no levantamento de dados censitários de organizações governamentais e privadas, de âmbito nacional e internacional, estabelecendo relações entre os diferentes campos de estudo e as problemáticas levantadas pela bibliografia específica sobre os estudantes na sua dinâmica escolar, visando identificar os pontos de tensão e possibilidades educacionais entre a escola e os nativos digitais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNativos Digitaispt_BR
Título: dc.titleA HISTÓRIA ENTRE ZEROS E UNS: Ensino de História e nativos digitais (2000-2018)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons