Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná - UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sato, Amélia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ono, Lucy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-03T14:54:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-03T14:54:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática Amélia Sato | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598727 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo de microrganismos permite aos estudantes compreender a relevância desses seres que habitam em abundância ao nosso redor, não se limitando a serem causadores de doenças, ou mesmo, invisíveis a olho nu. Daí a necessidade da adaptação de equipamentos de menor custo, que possam substituir equipamentos caros e de difícil aquisição, possibilitando ao estudante a visualização desse imenso mundo secreto que só pode ser visto sob lentes de aumento. Nesse contexto aparece microscópio adaptado de Yoshino (2017) que, fabricado com matérias alternativos, tem valor de aquisição muito menor ao dos microscópios ópticos disponíveis no mercado. A partir disso, esta sequência didática foi elaborada com o intuito de auxiliar o professor que deseja realizar atividades práticas experimentais com seus estudantes, mesmo quando o laboratório de Ciência de sua escola for inexistente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1109 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | microscópio alternativo; leveduras; ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUENCIA DIDÁTICA COM O USO DE MICROSCÓPIO ALTERNATIVO EM PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COM LEVEDURAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | laboratório | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO/UFPR | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Laboratórios |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequência didática Amélia Sato.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598727/2/Sequência didática Amélia Sato.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons