
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Claudio Eduardo da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-01T02:20:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-01T02:20:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ENTRE PRESCRIÇÕES E LIÇÕES: AS PERSPECTIVAS DA SÉRIE APONTAMENTOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO (1986 - 1993) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598694 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho tem como finalidade perscrutar a história recente do Ensino de História no Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida através da análise de um material didático da Videoteca Pedagógica Ceduc-vídeo e, também, pela análise das prescrições dos filmes elencados pela série Apontamentos para a disciplina História – a análise das prescrições constitui-se como o eixo central deste trabalho. Por fim, examinamos os filmes dessa série que foram selecionados pela Proposta Curricular para o Ensino de História 2º grau e as possibilidades de trabalhos do material de apoio Lições com Cinema. Mediante o estudo cuidadosos desses objetos, procuramos compreender como o cinema era pensado para o contexto da sala de aula no final da década de 1980 e início de 1990. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História e Cinema | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Série Lições com Cinema | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Série Apontamentos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Videoteca CENP | pt_BR |
| Título: dc.title | ENTRE PRESCRIÇÕES E LIÇÕES: AS PERSPECTIVAS DA SÉRIE APONTAMENTOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO (1986 - 1993) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Claudio Eduardo da Silva - Dissertação versão Final.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598694/2/Claudio Eduardo da Silva - Dissertação versão Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons