Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Anaisse, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-03T21:19:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-03T21:19:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | MarceloAnaisse_DissertaçãoFinal | - |
identificador: dc.identifier.other | MarceloAnaisse_ProdutoFinal | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598692 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho pretende refletir, teórica e metodologicamente, acerca do uso da fotografia no ensino de História, considerando os fundamentos da literacia histórica, a fotografia como fonte histórica e a produção de um livro paradidático eletrônico (e-book) como possibilidade de ferramenta pedagógica para estudantes do Ensino Médio e professores. O ponto de partida deste projeto foi a aplicação de uma pesquisa junto aos alunos das turmas de Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, localizada no município de Belém, no estado do Pará. Os dados obtidos com a pesquisa, na qual os alunos responderam questões sobre suas temáticas de preferência e outras ligadas ao aprendizado em História, proporcionaram rico material, utilizado em análises e reflexões acerca do ensino de História. Na pesquisa, houve indicação de interesse sobre a temática Segunda Guerra Mundial. Considerando o interesse manifesto pelos estudantes consultados e o objetivo de aprofundar os estudos teóricos e metodológicos sobre fontes históricas iconográficas, optou-se por desenvolver estudo sobre a fotografia na Segunda Guerra Mundial, a fim de refletir sobre as possibilidades, limites e particularidades do documento fotográfico e suas potencialidades para o ensino e aprendizagem em História. Assim como os documentos escritos, as fotografias também são fontes significativas de informações e revelam muito mais que um “retrato” da realidade vivida. Para analisar a riqueza documental da fotografia foi importante desenvolver um estudo metodológico desse tipo de fonte e isso deve ser pautado em referenciais teóricos, tanto de autores que abordam a fotografia, como os do campo do ensino de História. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 9,52 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Educação Básica; Fotografia; Segunda Guerra Mundial. | - |
Título: dc.title | Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de história: uma proposta de estudo para estudantes e professores. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MarceloAnaisse_DissertaçãoFinal.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598692/2/MarceloAnaisse_DissertaçãoFinal.pdfDownload | |
MarceloAnaisse_ProdutoFinal.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598692/3/MarceloAnaisse_ProdutoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons