Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Anaisse, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-03T21:19:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-03T21:19:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | MarceloAnaisse_DissertaçãoFinal | - |
identificador: dc.identifier.other | MarceloAnaisse_ProdutoFinal | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598692 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho pretende refletir, teórica e metodologicamente, acerca do uso da fotografia no ensino de História, considerando os fundamentos da literacia histórica, a fotografia como fonte histórica e a produção de um livro paradidático eletrônico (e-book) como possibilidade de ferramenta pedagógica para estudantes do Ensino Médio e professores. O ponto de partida deste projeto foi a aplicação de uma pesquisa junto aos alunos das turmas de Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, localizada no município de Belém, no estado do Pará. Os dados obtidos com a pesquisa, na qual os alunos responderam questões sobre suas temáticas de preferência e outras ligadas ao aprendizado em História, proporcionaram rico material, utilizado em análises e reflexões acerca do ensino de História. Na pesquisa, houve indicação de interesse sobre a temática Segunda Guerra Mundial. Considerando o interesse manifesto pelos estudantes consultados e o objetivo de aprofundar os estudos teóricos e metodológicos sobre fontes históricas iconográficas, optou-se por desenvolver estudo sobre a fotografia na Segunda Guerra Mundial, a fim de refletir sobre as possibilidades, limites e particularidades do documento fotográfico e suas potencialidades para o ensino e aprendizagem em História. Assim como os documentos escritos, as fotografias também são fontes significativas de informações e revelam muito mais que um “retrato” da realidade vivida. Para analisar a riqueza documental da fotografia foi importante desenvolver um estudo metodológico desse tipo de fonte e isso deve ser pautado em referenciais teóricos, tanto de autores que abordam a fotografia, como os do campo do ensino de História. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 9,52 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Educação Básica; Fotografia; Segunda Guerra Mundial. | - |
Título: dc.title | Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de história: uma proposta de estudo para estudantes e professores. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MarceloAnaisse_DissertaçãoFinal.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598692/2/MarceloAnaisse_DissertaçãoFinal.pdfDownload | |
MarceloAnaisse_ProdutoFinal.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598692/3/MarceloAnaisse_ProdutoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons