ENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL: OS FILMES BATISMO DE SANGUE E O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDonatti, Cristal Guerra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-01T02:30:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-01T02:30:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL: OS FILMES BATISMO DE SANGUE E O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598675-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar as relações entre História e Cinema, buscando compreender as disputas de memória que estão inseridas no campo cinematográfico, tendo como recorte temático a Ditadura Civil Militar Brasileira, bem como pensar e analisar as implicações que o uso do cinema pode trazer para o Ensino de História. A pesquisa foi produzida em virtude das disputas de memórias sobre o passado, principalmente sobre o regime militar brasileiro de 1964. No contexto atual, em que os usos do passado são recorrentes para legitimações de projetos políticos, o cinema, como meio de comunicação de massa, é um lugar de memória. Nessa pesquisa foram selecionados dois filmes: “O ano em que meus pais saíram de férias” e o filme “Batismo de Sangue”. A escolha dos filmes foi baseada na análise dos seus usos no ensino de história. Para compreender as memórias representadas nesses filmes foram analisados a partir de uma metodologia que buscou apresentar as sequências de cenas que constituem a narrativa do filme, bem como alguns elementos da linguagem cinematográfica utilizada. Também foram feitas análises buscando compreender como os aspectos memorialísticos relacionam-se com a História e suas implicações e potencialidades de seu ensino. Ao final, é apresentada a parte propositiva da pesquisa, na qual proponho uma sequência didática que possa fomentar e contribuir com os usos do cinema como fonte histórica por outros professores no ensino de história.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Civil Militar no Brasilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL: OS FILMES BATISMO DE SANGUE E O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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