Caça-palavras como estratégia educacional para a capacitação da equipe de enfermagem no cuidado com anticoagulantes orais em pacientes internados: estudo de validação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Adriana-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Renata-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-30T20:03:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-30T20:03:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherCaça-palavras como estratégia educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598658-
Resumo: dc.description.abstractObjetivo: Descrever a elaboração e a validação de um caça–palavras. Este é uma ferramenta inovadora e facilitadora no processo de capacitação técnica dos profissionais de saúde. Tipologia/Estratificação do produto: Caracteriza-se pelo desenvolvimento de material didático/ instrucional, sem subtipo especificado com estrato T1: Desenvolvimento de material instrucional (impresso e audiovisual). Registrados na Biblioteca Nacional n 812.649 em 23/01/2020. Método: estudo metodológico desenvolvido em três etapas: elaboração do produto (caça-palavras sobre anticoagulantes orais), validação teórica por juízes (enfermeiros especialistas em cardiologia e anticoagulação) e validamento prático por residentes de enfermagem. O processo de construção foi baseado numa revisão integrativa. O processo de validação teórica foi realizado por 16 juízes, com índice de Validade de Conteúdo aceitável maior 0,70. Já a aprovação prática foi realizada por nove residentes de enfermagem comparando resultados da pré e pós implementação do caça-palavras. Resultados: O índice de validade de conteúdo pelos juízes foi 0,83. Os residentes executaram 43,7% da lista de tarefas validadas pelos juízes (sem implementação educacional) e 81,25% pós implementação. As sugestões propostas foram aceitas e modificadas para versão final do produto. Conclusão aplicabilidade e impacto: O caça-palavras foi validado teórico-prático devendo ser utilizado como estratégia educacional no processo de administrar anticoagulante oral pela enfermagem e demais profissionais de saúde, mantendo seu valor para a prática com material de fácil replicabilidade e baixo custo, impactando de forma abrangente. Palavras-chave: Capacitação em Serviço, Educação Baseada em Competências, Enfermagem, Anticoagulantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent518 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação em Serviço, Educação Baseada em Competências, Enfermagem, Anticoagulantes.pt_BR
Título: dc.titleCaça-palavras como estratégia educacional para a capacitação da equipe de enfermagem no cuidado com anticoagulantes orais em pacientes internados: estudo de validaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIA NO ESPAÇO HOSPITALAR - MESTRADO PROFISSIONALpt_BR
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