Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Cássia A. G. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Cleci T. Werner | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zoch, Alana Neto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-28T20:45:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-28T20:45:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino das Estratégias de Compreensão de Textos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598616 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O texto refere-se a um material de apoio aos professores da Educação Básica para utilização em aulas de Ciências, Física, Química ou Biologia, estratégias de leitura como instrumento didático. A ênfase do material são as de natureza metacognitiva, sendo apresentado três modelos já existentes na literatura e um novo que foi proposto especialmente para o estudo desenvolvido na forma de dissertação de Mestrado . Esse novo modelo foi aplicado em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental e faz parte do estudo empírico da dissertação de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, RS. O modelo de estratégia proposto no material toma por referência os estudos desenvolvidos por Rosa (2011; 2014) e os operacionaliza no contexto da leitura de textos científicos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1717 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Metacognição | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de Leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Textos Científicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Estratégias metacognitivas de leitura aplicadas ao ensino de Física: um guia para professores | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O Ensino das Estratégias de Compreensão de Textos.pdf | Material de Apoio | 1,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598616/2/O Ensino das Estratégias de Compreensão de Textos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons