A viagem não acaba nunca: a memória tropeira como recurso para o ensino de Geografia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Elaine Cristina Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorMartinelli Filho, Nelson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-28T12:49:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-28T12:49:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_A_Viagem_Não_Acaba_Nuncapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598591-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa fundamenta-se pelos princípios da Geografia Humanista e busca na geograficidade presente na memória tropeira, fortemente percebida nas histórias de vida das pessoas que vivenciaram o tropeirismo em Ibatiba (ES), recursos para a ressignificação do ensino de Geografia. Para este propósito, faz uso das ações metodológicas da História Oral e encontra nas narrativas da memória recursos que promovam a contextualização dos estudos sobre a paisagem, o lugar e a região, permitindo sobreposições temporais e análises sobre a construção do espaço a partir da experiência, das vivências das pessoas que moram no lugar. Como parte da investigação, implementa um curso de formação de professores, pautado pelos procedimentos da Pesquisa Colaborativa e pelos princípios da Pedagogia Freiriana, e dialoga sobre a realidade que transpassa os ambientes escolares, as práticas de ensino e a atividade docente na atualidade, para refletir sobre a necessidade da busca por recursos que favoreçam a autonomia e a ressignificação do ensino. Para compartilhar as problematizações e construções realizadas, produziu-se um material educativo, um ebook, no qual divulga os recursos avistados na memória tropeira, apresenta os referenciais teóricos e metodológicos que embasam a investigação e incentiva a constante busca por recursos que possam mediar práticas de ensino contextualizadas e voltadas para o espaço vivido. Desta forma, reforça a importância da autonomia docente e contribui para a ressignificação das práticas de ensino de Geografia, em grande parte marcadas pela fragmentação e pela dissociação em relação a realidade. Ademais, também contribui para a valorização da memória tropeira enquanto elemento da identidade local e incentiva a realização de outras investigações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeografia Humanistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa Colaborativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória tropeirapt_BR
Título: dc.titleA viagem não acaba nunca: a memória tropeira como recurso para o ensino de Geografiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons