APRENDIZAGEM HISTÓRICA E O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariri-URCApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVarela, Cícero Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-27T13:23:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-27T13:23:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Cícero Soares Varela - ProfHistória URCApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598579-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação constitui-se em um conjunto de análises sobre Histórias em Quadrinhos, aprendizagem históricas e sua relação com o ensino de História. Para isso, apresenta-se uma contextualização teórica a partir da teoria da narrativa e cultura histórica (RÜSEN, 2009, 2011, 2012) e sua relação com o ensinar história (SCHMIDT, 2004, 2006 e 2008; BARCA, 2005) e com a HQs (FRONZA, 2007, 2009, 2012). Para compreendermos a linguagem das Histórias em Quadrinhos, fizemos uso das contribuições de Will Eisner (2010, 2013), Scott McCloud (2005, 2006), Valdomiro Vergueiro (2018), Barbara Postema (2018) e Nobu Chinen (2011). Na perspectiva teórico-metodológica, visando explorar a relação História em Quadrinhos e ensino, a narrativa gráfica foi compreendida através dos elementos propostos por alguns autores como Vilela (2018) e Vergueiro (2003) para refletir sobre o seu uso didático. Para efeito de discussão, o presente texto está divido em três capítulos. No primeiro, levantamos observações sobre a origem das histórias em quadrinhos, bem como estabelecemos as articulações com o ensinar e aprender História e as HQs histórica. No segundo, discutimos as aproximações entre as histórias em quadrinhos e o processo de compreensão histórica. E no último, expomos análises sobre HQs históricas e o ensino de História a partir da nossa experiência docente ao longo dos anos de ensino, mas especificamente entre 2018 a 2019. Como parte propositiva apresentamos nos apêndices uma sequência didática e duas propostas de atividade para consulta dos professores contendo orientações didáticas e trechos de HQs para o trabalho nas aulas de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.455pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHqs Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Históricapt_BR
Título: dc.titleAPRENDIZAGEM HISTÓRICA E O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSeminário de Pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons