Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri-URCA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Varela, Cícero Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-27T13:23:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-27T13:23:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Cícero Soares Varela - ProfHistória URCA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598579 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação constitui-se em um conjunto de análises sobre Histórias em Quadrinhos, aprendizagem históricas e sua relação com o ensino de História. Para isso, apresenta-se uma contextualização teórica a partir da teoria da narrativa e cultura histórica (RÜSEN, 2009, 2011, 2012) e sua relação com o ensinar história (SCHMIDT, 2004, 2006 e 2008; BARCA, 2005) e com a HQs (FRONZA, 2007, 2009, 2012). Para compreendermos a linguagem das Histórias em Quadrinhos, fizemos uso das contribuições de Will Eisner (2010, 2013), Scott McCloud (2005, 2006), Valdomiro Vergueiro (2018), Barbara Postema (2018) e Nobu Chinen (2011). Na perspectiva teórico-metodológica, visando explorar a relação História em Quadrinhos e ensino, a narrativa gráfica foi compreendida através dos elementos propostos por alguns autores como Vilela (2018) e Vergueiro (2003) para refletir sobre o seu uso didático. Para efeito de discussão, o presente texto está divido em três capítulos. No primeiro, levantamos observações sobre a origem das histórias em quadrinhos, bem como estabelecemos as articulações com o ensinar e aprender História e as HQs histórica. No segundo, discutimos as aproximações entre as histórias em quadrinhos e o processo de compreensão histórica. E no último, expomos análises sobre HQs históricas e o ensino de História a partir da nossa experiência docente ao longo dos anos de ensino, mas especificamente entre 2018 a 2019. Como parte propositiva apresentamos nos apêndices uma sequência didática e duas propostas de atividade para consulta dos professores contendo orientações didáticas e trechos de HQs para o trabalho nas aulas de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.455 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hqs Históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Histórica | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDIZAGEM HISTÓRICA E O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Seminário de Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Cícero Soares Varela - ProfHistória URCA.pdf | 7,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598579/2/Dissertação - Cícero Soares Varela - ProfHistória URCA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons