Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Catarina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-26T14:07:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-26T14:07:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | CATARINA DISSERTAÇÃO CORRIGIDA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598562 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Educar para as relações étnico-raciais no ambiente escolar é uma forma de cooperar com o exercício da cidadania de forma ampla. E, nesta tarefa, o ensino de história contribui com a formação de cidadãos capazes de exercitar a cidadania e colaborar para sua manutenção e ampliação. Nessa perspectiva, esta dissertação procura conhecer os processos de sociabilidades entre estudantes no ambiente da Escola E.E.F.M Dr. Pádua Costa, em Santa Bárbara do Pará, investigando quais os preconceitos que envolvem as relações étnico-raciais e seus efeitos na vida escolar dos estudantes. A metodologia usada para pesquisa foi a etnografia escolar e pesquisa-ação, cujos resultados apontaram formas de preconceitos étnico-raciais envolvendo as sociabilidades no ambiente escolar em estudo, as quais estão ligadas à origem étnica e social dos estudantes. Pesquisas sobre essa temática no campo da educação e da psicologia evidenciaram que as situações de preconceitos étnico-raciais, provocam afetações negativas sobre a autoestima e identidade dos sujeitos. Diante dos resultados, apresenta-se uma proposta de ensino de história com educação patrimonial, buscando conhecer e reconhecer as referências patrimoniais e memórias de matrizes afrobrasileiras, indígenas, caboclas, rurais e ribeirinhas que circulam no cotidiano escolar e no seu entorno comunitário. Por meio da tal prática pedagógica, pretende-se cooperar com a educação para as relações étnico-raciais, como forma de superação de preconceitos no ambiente escolar. Como produto desta experiência didática foi desenvolvido um vídeo e um podcast sobre as referências patrimoniais e memórias que circulam no cotidiano escolar e no seu entorno. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,06 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Educação Patrimonial; Relações Étnico-Raciais; Educação Básica. | - |
Título: dc.title | Ensino de História e Educação Patrimonial no trato com as Relações Étnico-Raciais no Ambiente Escolar. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CATARINA DISSERTAÇÃO CORRIGIDA.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598562/2/CATARINA DISSERTAÇÃO CORRIGIDA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons