A efetividade do conceito de gestão da aprendizagem descrita na literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMilhomem, Dhuliet Keterine Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-26T14:06:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-26T14:06:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-18-
identificador: dc.identifier.otherDhuliet Keterine Ferreira Milhomem - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598561-
Resumo: dc.description.abstractO modo tradicional ou bancário de ensinar ignora asrelaçõespolíticas e sociais que os alunos possam vir a estabelecer com os conteúdos trabalhados, e isto não favorece que o conhecimento construído subsidie o posicionamento crítico e a inserção social dos aprendentes. A gestão da aprendizagem fundamenta uma proposta de ensino organizado em torno do processo de aprendizagem do aprendente e não do ensino. Trata-se de contemplaras experiências trazidas por todos os atores envolvidos na aprendizagem, e na construção de sentido nos processos de construção do conhecimento, a partir do protagonismo do aprendente (MARTINS, 2017).Visto isso, é pertinente questionar o modelo tradicional de ensino e pensar em novas maneirasde formar cidadãos mais preparados para viver, mas, sobretudo para ‘aprender a aprender’, uma necessidade de mudança clara dada a ineficácia do modelo compartimentalizado de ensino, frente à incapacidade de resposta às demandas sociais. Deste modo, este estudo objetiva identificar a efetividade do conceito de Gestão da aprendizagem descrita na literatura científica. Este estudo é uma Revisão sistemática da literatura e aponta para os resultados seguintes: primeiramente, a discussão na literatura científica a respeito da gestão da aprendizagem não contempla a abrangência do conceito, mas trata de suas componentes isoladamente; Depois, Fica evidente a importância de uma maior apropriação e divisão das responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de capacidades para a autoaprendizagem. A forma compartimentalizada de explorar o conceito de Gestão da Aprendizagem não contempla a proposição de uma abordagem de ensino disruptivo, mas reafirma, com inserções metodológicas ativas, os processos pedagógicos tradicionais de ensinar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.78 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão da aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectautonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprender a aprenderpt_BR
Título: dc.titleA efetividade do conceito de gestão da aprendizagem descrita na literaturapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado em Ensino em Ciência e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons