Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Milhomem, Dhuliet Keterine Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-26T14:06:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-26T14:06:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dhuliet Keterine Ferreira Milhomem - Dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598561 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O modo tradicional ou bancário de ensinar ignora asrelaçõespolíticas e sociais que os alunos possam vir a estabelecer com os conteúdos trabalhados, e isto não favorece que o conhecimento construído subsidie o posicionamento crítico e a inserção social dos aprendentes. A gestão da aprendizagem fundamenta uma proposta de ensino organizado em torno do processo de aprendizagem do aprendente e não do ensino. Trata-se de contemplaras experiências trazidas por todos os atores envolvidos na aprendizagem, e na construção de sentido nos processos de construção do conhecimento, a partir do protagonismo do aprendente (MARTINS, 2017).Visto isso, é pertinente questionar o modelo tradicional de ensino e pensar em novas maneirasde formar cidadãos mais preparados para viver, mas, sobretudo para ‘aprender a aprender’, uma necessidade de mudança clara dada a ineficácia do modelo compartimentalizado de ensino, frente à incapacidade de resposta às demandas sociais. Deste modo, este estudo objetiva identificar a efetividade do conceito de Gestão da aprendizagem descrita na literatura científica. Este estudo é uma Revisão sistemática da literatura e aponta para os resultados seguintes: primeiramente, a discussão na literatura científica a respeito da gestão da aprendizagem não contempla a abrangência do conceito, mas trata de suas componentes isoladamente; Depois, Fica evidente a importância de uma maior apropriação e divisão das responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de capacidades para a autoaprendizagem. A forma compartimentalizada de explorar o conceito de Gestão da Aprendizagem não contempla a proposição de uma abordagem de ensino disruptivo, mas reafirma, com inserções metodológicas ativas, os processos pedagógicos tradicionais de ensinar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.78 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprender a aprender | pt_BR |
Título: dc.title | A efetividade do conceito de gestão da aprendizagem descrita na literatura | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dhuliet Keterine Ferreira Milhomem - Dissertação.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598561/2/Dhuliet Keterine Ferreira Milhomem - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons