
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Assis, Welma Resende Fuso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-26T13:52:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-26T13:52:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Welma Resende Fuso Assis - Dissertação.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598560 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Transdisciplinaridade é um enfoque pluralista e holístico do conhecimento, que busca, através da articulação entre as inúmeras faces de compreensão do mundo, alcançar a unificação do saber indo através e além da disciplinaridade, com o objetivo de oferecer propostas práticas e assertivas na resolução de problemas. Trata se de um estudo qualitativo inédito com utilização a escala Likert aplicada aos alunos da liga acadêmica multidisciplinar de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal do Tocantins, através da realização de aulas experimentais (Cenas Transdisciplinares) que buscou identificar e compreender como esta metodologia ativa de ensino acadêmico pode contribuir no aprendizado médico, e, qual o conhecimento e valorização que os alunos de medicina têm sobre esta ferramenta de ensino, bem como propor a validação de uma Máscara de Ensino Transdisciplinar a ser incorporada ao currículo acadêmico. A necessidade do trabalho em equipe é real na assistência em saúde, e tem sido cada vez mais exigida em cursos de pós-graduações, porem estas ainda são pouco valorizadas no ensino acadêmico, daí a importância de oferecer aos alunos da graduação a respectiva experiência no seu aprendizado. Como resultados os alunos relataram ser de extrema relevância a oportunidade de aprender já na graduação com aulas multidisciplinares, com troca de saberes capazes de reduzir tensões e estresse, com humanização e abordagem globalizada dos pacientes, compartilhando assim, conhecimentos com as demais áreas da saúde: enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e direito. A metodologia Transdisciplinar preocupa-se em oferecer soluções aplicáveis aos problemas, respeitando as diferenças e limitações regionais do paciente e sistema de saúde, tornando o binômio ensinar/aprender na graduação mais prazerosa e multiplicadora. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.37 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | Transdisciplinaridade como metodologia de ensino médico acadêmico: uma experiência na liga de geriatria e gerontologia na Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Welma Resende Fuso Assis - Dissertação.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598560/2/Welma Resende Fuso Assis - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons