Transdisciplinaridade como metodologia de ensino médico acadêmico: uma experiência na liga de geriatria e gerontologia na Universidade Federal do Tocantins

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAssis, Welma Resende Fuso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-26T13:52:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-26T13:52:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
identificador: dc.identifier.otherWelma Resende Fuso Assis - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598560-
Resumo: dc.description.abstractA Transdisciplinaridade é um enfoque pluralista e holístico do conhecimento, que busca, através da articulação entre as inúmeras faces de compreensão do mundo, alcançar a unificação do saber indo através e além da disciplinaridade, com o objetivo de oferecer propostas práticas e assertivas na resolução de problemas. Trata se de um estudo qualitativo inédito com utilização a escala Likert aplicada aos alunos da liga acadêmica multidisciplinar de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal do Tocantins, através da realização de aulas experimentais (Cenas Transdisciplinares) que buscou identificar e compreender como esta metodologia ativa de ensino acadêmico pode contribuir no aprendizado médico, e, qual o conhecimento e valorização que os alunos de medicina têm sobre esta ferramenta de ensino, bem como propor a validação de uma Máscara de Ensino Transdisciplinar a ser incorporada ao currículo acadêmico. A necessidade do trabalho em equipe é real na assistência em saúde, e tem sido cada vez mais exigida em cursos de pós-graduações, porem estas ainda são pouco valorizadas no ensino acadêmico, daí a importância de oferecer aos alunos da graduação a respectiva experiência no seu aprendizado. Como resultados os alunos relataram ser de extrema relevância a oportunidade de aprender já na graduação com aulas multidisciplinares, com troca de saberes capazes de reduzir tensões e estresse, com humanização e abordagem globalizada dos pacientes, compartilhando assim, conhecimentos com as demais áreas da saúde: enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e direito. A metodologia Transdisciplinar preocupa-se em oferecer soluções aplicáveis aos problemas, respeitando as diferenças e limitações regionais do paciente e sistema de saúde, tornando o binômio ensinar/aprender na graduação mais prazerosa e multiplicadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.37 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Médicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleTransdisciplinaridade como metodologia de ensino médico acadêmico: uma experiência na liga de geriatria e gerontologia na Universidade Federal do Tocantinspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado em Ensino em Ciência e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons