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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barcelos, Alexandre dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-26T12:48:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-26T12:48:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Alexandre dos Santos Barcelos - Dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598557 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O envelhecimento populacional é considerado a maior conquista do século XXI. O autocuidado é considerado um dos determinantes do envelhecimento ativo proposto pela OMS. Autocuidado é como o indivíduo lida com a própria saúde em todos os aspectos, tais como, ações para promover, prevenir e cuidar de si mesmo. Mas, para a efetividade dessa abordagem, as estratégias devem ser colaborativas, visando uma maior consciencialização e o incentivo a escolhas saudáveis, realistas e economicamente acessíveis à população, ou seja, dialogada e integrada com a realidade do público atendido. Por isso, é necessário a inserção desse tema em programas de aprendizagem ao longo da vida. Dessa forma o objetivo desse estudo foi avaliar o impacto de uma proposta de ensino no engajamento do autocuidado em idosos integrantes de um projeto de aprendizagem ao longo da vida a partir de um estudo quase-experimental com enfoque quantitativo. Para caracterização da amostra foram aplicados dois questionários, um questionário socioeconômico e o questionário de avaliação do autocuidado Appraisal of Self-Care Agency Scale (ASA-A). Ambos, foram aplicados antes e após 06 encontros com 14 idosos da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins. Para avaliar as oficinas, os idosos responderam um questionário semiestruturado, após cada oficina. A média de pontuação antes da proposta pedagógica foi de 94,57±21,81 e após de 103,78±2,22. Houve uma tendência a melhora da pontuação após a aplicação da proposta pedagógica (P=0,082). Embora não se observou diferença estatisticamente significativa, pode-se observar uma menor dispersão nas respostas, no momento após a aplicação da proposta pedagógica. O sexo feminino (P= 0,040) e a maior escolaridade (P= 0,047) foram associados com os idosos que apresentaram melhora na pontuação do questionário ASA-A. Em relação a avaliação das oficinas pelos idosos, a duração das aulas expositivas dialogadas foi considerada adequada em 72,4% das respostas, 44,8% entenderam em partes o conteúdo dessas aulas e 48,3% das respostas classificaram o conteúdo dessas aulas como muito importante e 48,3% conseguem repassar os conteúdos aprendidos nessa aula. Destacamos que a metodologia de discussão em grupo apresentou a maior frequência de respostas sobre duração adequada (85,7%), maior frequência de entendi tudo (42,9%) da categoria sobre entendimento e maior frequência de respostas muito importante (64,3%), porém as metodologias empregadas nas oficinas não se associaram ao nível de entendimento dos indivíduos. Na baseline os idosos apresentaram um alto engajamento no autocuidado, condição essa que foi aumentada em 64,3% dos idosos com as oficinas. O sexo e a escolaridade são fatores associados no perfil de idosos os que melhoraram o desempenho para o autocuidado. Nas oficinas, a metodologia de discussão em grupo na dinâmica foi a melhor avaliada pelos idosos. Sugerimos a utilização dessa metodologia nas atividades educacionais e maiores análises quanto a utilizando outros tipos de metodologia na UMA/UFT na disciplina de autocuidado. Recomendamos a realização de estudos incluindo outras analises, tais como, fatores pessoais, fatores socioeconômicos, ambientais, influências interpessoais, influências situacionais, estudos com outros designs e, maiores analises sobre o nível de entendimento dos idosos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.74 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ao longo da Vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autocuidado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento ativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Elderly | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lifelong learning | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Self-care | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Active aging | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendizagem ao longo da vida uma proposta de ensino em autocuidado com idosos da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Alexandre dos Santos Barcelos - Dissertação.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598557/2/Alexandre dos Santos Barcelos - Dissertação.pdfDownload |
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