Implantação e avaliação de programa de capacitação e acompanhamento em saúde mental na Atenção Básica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Joyce Duailibe Laignier Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-26T12:14:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-26T12:14:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
identificador: dc.identifier.otherJoyce Duailibe Laignier Barbosa Santos - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598556-
Resumo: dc.description.abstractUm dos entraves para o acompanhamento do paciente com sofrimento mental na atenção primária é o despreparo das equipes de saúde para questões pertinentes ao campo da saúde mental. Nesse sentido, é importante criar ações e estratégias que possibilitem a capacitação destes profissionais. O objetivo desse trabalho foi capacitar os profissionais dos serviços básicos de saúde, incentivando melhoria dos processos de trabalho no que se refere a demandas em saúde mental. O curso foi ofertado online pelo Núcleo Telessaúde do Estado do Tocantins, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins e a Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins. A metodologia de pesquisa utilizada foi baseada na abordagem quantitativa e caráter descritivo, com delineamento metodológico do tipo intervenção. Além de um questionário de avaliação geral do curso aplicado no início e no final do mesmo, também foram utilizados dois instrumentos para avaliação do impacto do mesmo na formação desses profissionais de saúde nas dimensões amplitude e profundidade. Houveram 222 inscritos no curso. Destes, 120 desistiram, 102 finalizaram o curso, e 53 responderam aos questionários. Os resultados indicaram que o curso de capacitação em saúde mental impactou positivamente na aquisição de conhecimentos e na atuação dos profissionais, principalmente na dimensão amplitude. No que se refere à dimensão profundidade, o impacto não foi global, mas influenciou em aspectos relacionados a atuação e desenvolvimento profissional, ao conhecimento prático, conhecimento técnico e trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e comunicação. A discussão sobre os resultados possibilitou ainda a reflexão sobre as fragilidades e potencialidades dos serviços de saúde. Conclui-se que os cursos de capacitação podem se tornar uma estratégia com capacidade para novas reflexões sobre a prática profissional, incentivo a mudanças de atitude e transformação coletiva da realidade e do cotidiano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.99 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcapacitaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectatenção básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectacompanhamento em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino em saúdept_BR
Título: dc.titleImplantação e avaliação de programa de capacitação e acompanhamento em saúde mental na Atenção Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestradopt_BR
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