MALBA TAHAN, GEOMETRISMO E O CADERNO DIRIGIDO: CONVERSAS E POSSIBILIDADES NO CENÁRIO DA SALA DE AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Flávia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-26T15:50:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-26T15:50:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_FlaviaFSSilva_Versão Finalpt_BR
identificador: dc.identifier.otherMProduto_Versão Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598549-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar reflexões acerca da elaboração do Caderno Dirigido, inspirado pela obra de Júlio César de Mello e Souza, Malba Tahan (1895 - 1974), por alunos do ensino fundamental – anos finais, como uma possibilidade para a sala de aula. As escolhas e os caminhos para o desenvolvimento desse caderno de classe tiveram origem nos livros Didática da Matemática (1961), volumes I e II, que resultaram na entrevista – conversa – com o educador matemático e ex-aluno de Malba Tahan: o professor Dr. Sergio Lorenzato, aluno do curso ministrado por Tahan pelo projeto CADES, Curso da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – oferecido pelo MEC em 1958. A entrevista foi analisada, levantando-se três categorias emergentes: aproximação; conversa; e escolhas e caminhos; buscou-se estabelecer um diálogo passado-presente entre o discurso de Malba Tahan, as falas do depoente e as perspectivas dos alunos com relação ao Caderno Dirigido. Como resultado: o produto educacional, os alunos desenvolveram uma peça teatral sobre Malba Tahan e abordaram diferentes contextos, utilizando a História da Educação Matemática como subsídio para criar cenários para investigação, de acordo com a sua compreensão/perspectiva sobre a matemática em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,81pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMalba Tahan. Caderno Dirigido. Geometrismo. História da Educação Matemática. Sergio Lorenzato.pt_BR
Título: dc.titleMALBA TAHAN, GEOMETRISMO E O CADERNO DIRIGIDO: CONVERSAS E POSSIBILIDADES NO CENÁRIO DA SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons