Educação permanente e o uso do prontuário eletrônico do cidadão por enfermeiros da atenção básica

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Maricélia Tavares Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-26T14:13:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-26T14:13:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-01-
identificador: dc.identifier.otherMaricélia Tavares Borges Oliveira - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598544-
Resumo: dc.description.abstractOs avanços tecnológicos impulsionam o processo de globalização e alcança os diversos níveis da sociedade, produzindo inúmeras alterações. Na saúde, as tecnologias têm se destacado cada vez mais, visando proporcionar à qualificação da gestão da informação e comunicação, através da introdução do prontuário eletrônico no campo de trabalho, o que demanda dos profissionais constante atualização para trabalhar as tecnologias inseridas na sua rotina de trabalho. Diante disso, a Educação permanente (EP) se apresenta como alternativa eficaz nesse processo de atualização. Desse modo, foi levantada a seguinte hipótese: os usos de ferramentas digitais oficias por enfermeiros da Atenção Básica sinaliza a necessidade de ações de educação permanente para melhoria da operacionalização dos dados oficiais e qualificação do serviço. Nessa perspectiva, esse estudo teve como finalidade explorar como as tecnologias digitais tem colaborado na rotina de trabalho dos enfermeiros da Atenção Básica. Foi realizado um estudo transversal, com método analítico descritivo e abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por técnicos da Coordenação da Atenção Básica, Núcleo de Educação Permanente em Saúde do município de Imperatriz- MA e por 14 enfermeiras da Atenção Básica do referido município, definida pela técnica de saturação teórica. A coleta de dados ocorreu nos meses de julho a outubro de 2019, os instrumentos foram constituídos por um questionário semiestruturado e um roteiro de entrevista semiestruturado. Utilizou-se para análise dos dados a técnica Análise de Conteúdo com o auxílio do software IRAMUTEQ por meio da Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. O corpus textual das 14 entrevistas foi agrupado em 219 seguimentos de textos (ST), com 6.094 palavras e 855 lemas diferentes. A média de formas por ST foi de 27.826484. Dos 219 ST analisados, houve um aproveitamento de 81,28% (178 ST) em 5 classes resultantes. Os resultados permitiram concluir que, houve uma melhoria no processo de trabalho, após a implantação do e-SUS AB/PEC. Entretanto, algumas fragilidades persistem, como falhas na conexão, que interferem no uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Observou-se também, ausência de planejamento de ações de Educação Permanente que contemplem o uso de Tecnologia Digital, especialmente o PEC. Portanto, verifica-se a necessidade de incluir no planejamento das ações de Educação Permanente, o uso de Tecnologia Digital, com o intuito de fortalecer a melhoria da qualificação da assistência à saúde e do gerenciamento das informações, respeitando a autonomia dos sujeitos como protagonistas nesse processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.78 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Aplicada à Assistência à Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Permanentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegistros Eletrônicos de Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPapel do Enfermeiropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQualidade da Assistência à Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectHealth Technologypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContinuingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectElectronic Health Recordspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNurse's Rolept_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuality of Health Carept_BR
Título: dc.titleEducação permanente e o uso do prontuário eletrônico do cidadão por enfermeiros da atenção básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado em Ensino em Ciência e Saúdept_BR
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