Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Maricélia Tavares Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-26T14:13:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-26T14:13:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maricélia Tavares Borges Oliveira - Dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598544 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os avanços tecnológicos impulsionam o processo de globalização e alcança os diversos níveis da sociedade, produzindo inúmeras alterações. Na saúde, as tecnologias têm se destacado cada vez mais, visando proporcionar à qualificação da gestão da informação e comunicação, através da introdução do prontuário eletrônico no campo de trabalho, o que demanda dos profissionais constante atualização para trabalhar as tecnologias inseridas na sua rotina de trabalho. Diante disso, a Educação permanente (EP) se apresenta como alternativa eficaz nesse processo de atualização. Desse modo, foi levantada a seguinte hipótese: os usos de ferramentas digitais oficias por enfermeiros da Atenção Básica sinaliza a necessidade de ações de educação permanente para melhoria da operacionalização dos dados oficiais e qualificação do serviço. Nessa perspectiva, esse estudo teve como finalidade explorar como as tecnologias digitais tem colaborado na rotina de trabalho dos enfermeiros da Atenção Básica. Foi realizado um estudo transversal, com método analítico descritivo e abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por técnicos da Coordenação da Atenção Básica, Núcleo de Educação Permanente em Saúde do município de Imperatriz- MA e por 14 enfermeiras da Atenção Básica do referido município, definida pela técnica de saturação teórica. A coleta de dados ocorreu nos meses de julho a outubro de 2019, os instrumentos foram constituídos por um questionário semiestruturado e um roteiro de entrevista semiestruturado. Utilizou-se para análise dos dados a técnica Análise de Conteúdo com o auxílio do software IRAMUTEQ por meio da Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. O corpus textual das 14 entrevistas foi agrupado em 219 seguimentos de textos (ST), com 6.094 palavras e 855 lemas diferentes. A média de formas por ST foi de 27.826484. Dos 219 ST analisados, houve um aproveitamento de 81,28% (178 ST) em 5 classes resultantes. Os resultados permitiram concluir que, houve uma melhoria no processo de trabalho, após a implantação do e-SUS AB/PEC. Entretanto, algumas fragilidades persistem, como falhas na conexão, que interferem no uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Observou-se também, ausência de planejamento de ações de Educação Permanente que contemplem o uso de Tecnologia Digital, especialmente o PEC. Portanto, verifica-se a necessidade de incluir no planejamento das ações de Educação Permanente, o uso de Tecnologia Digital, com o intuito de fortalecer a melhoria da qualificação da assistência à saúde e do gerenciamento das informações, respeitando a autonomia dos sujeitos como protagonistas nesse processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.78 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Aplicada à Assistência à Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Permanente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Registros Eletrônicos de Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Papel do Enfermeiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade da Assistência à Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Health Technology | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic Health Records | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Nurse's Role | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of Health Care | pt_BR |
Título: dc.title | Educação permanente e o uso do prontuário eletrônico do cidadão por enfermeiros da atenção básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maricélia Tavares Borges Oliveira - Dissertação.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598544/2/Maricélia Tavares Borges Oliveira - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons