Olhar de discentes de cursos de graduação sobre o uso de estratégias de ensino inovadoras para atuação interprofissional no cuidado da pessoa idosa

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCurado, Paula Fleury-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-26T13:17:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-26T13:17:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-31-
identificador: dc.identifier.otherPaula Fleury Curado - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598542-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: Em meio a um cenário de discussão entre os atuais currículos de graduação na Saúde e as habilidades práticas desenvolvidas, propostas educacionais são relevantes para a transformação de futuros profissionais de saúde, que possam promover a mudança na cultura dos cuidados em saúde, em especial, às demandas da pessoa idosa. Objetivo: Conhecer a percepção dos discentes sobre o uso de estratégias de ensino inovadoras para a atuação interprofissional no cuidado da pessoa idosa. Método: Estudo qualiquantitativo, realizado com discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição de uma universidade pública, que cursaram uma disciplina optativa “Atenção à Saúde do Idoso: uma abordagem interprofissional”, em 2019. A coleta de dados incluiu a realização de grupo focal e aplicação de um questionário. Os dados foram analisados por meio do Teste Kruskal-Wallis e Análise de Conteúdo. Resultados: Avaliaram-se nove discentes que apresentaram média 104,4 pontos para disponibilidade de aprendizagem interprofissional, e relataram o desenvolvimento de competências colaborativas como o trabalhar em equipe, comunicar-se efetivamente e a planejar o cuidado integral ao idoso. Também foi possível identificar a partir do relato dos discentes, as percepções frente as metodologias de ensino inovadoras que foi categorizada em três fenômenos: Em cena eu, o educando; Cenário para compartilhar, aprender, ensinar e ressignificar o outro; Liberdade para aprender. Conclusões: As expressões individualizadas dos discentes participantes deste estudo, nos faz acreditar que a aprendizagem interprofissional se qualifica como uma oportunidade para o desenvolvimento das competências colaborativas. O uso de metodologias ativas de ensino permitiu que os discentes fossem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem e expressasse a liberdade em aprender.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.08 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRelações Interprofissionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunicação Interdisciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Superiorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterprofessional Relationspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLearningpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary Communicationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCollege educationpt_BR
Título: dc.titleOlhar de discentes de cursos de graduação sobre o uso de estratégias de ensino inovadoras para atuação interprofissional no cuidado da pessoa idosapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado em Ensino em Ciência e Saúdept_BR
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