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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Curado, Paula Fleury | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-26T13:17:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-26T13:17:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Paula Fleury Curado - Dissertação.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598542 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Introdução: Em meio a um cenário de discussão entre os atuais currículos de graduação na Saúde e as habilidades práticas desenvolvidas, propostas educacionais são relevantes para a transformação de futuros profissionais de saúde, que possam promover a mudança na cultura dos cuidados em saúde, em especial, às demandas da pessoa idosa. Objetivo: Conhecer a percepção dos discentes sobre o uso de estratégias de ensino inovadoras para a atuação interprofissional no cuidado da pessoa idosa. Método: Estudo qualiquantitativo, realizado com discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição de uma universidade pública, que cursaram uma disciplina optativa “Atenção à Saúde do Idoso: uma abordagem interprofissional”, em 2019. A coleta de dados incluiu a realização de grupo focal e aplicação de um questionário. Os dados foram analisados por meio do Teste Kruskal-Wallis e Análise de Conteúdo. Resultados: Avaliaram-se nove discentes que apresentaram média 104,4 pontos para disponibilidade de aprendizagem interprofissional, e relataram o desenvolvimento de competências colaborativas como o trabalhar em equipe, comunicar-se efetivamente e a planejar o cuidado integral ao idoso. Também foi possível identificar a partir do relato dos discentes, as percepções frente as metodologias de ensino inovadoras que foi categorizada em três fenômenos: Em cena eu, o educando; Cenário para compartilhar, aprender, ensinar e ressignificar o outro; Liberdade para aprender. Conclusões: As expressões individualizadas dos discentes participantes deste estudo, nos faz acreditar que a aprendizagem interprofissional se qualifica como uma oportunidade para o desenvolvimento das competências colaborativas. O uso de metodologias ativas de ensino permitiu que os discentes fossem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem e expressasse a liberdade em aprender. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.08 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações Interprofissionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação Interdisciplinar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interprofessional Relations | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary Communication | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | College education | pt_BR |
| Título: dc.title | Olhar de discentes de cursos de graduação sobre o uso de estratégias de ensino inovadoras para atuação interprofissional no cuidado da pessoa idosa | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Paula Fleury Curado - Dissertação.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598542/2/Paula Fleury Curado - Dissertação.pdfDownload |
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