Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PORTELA, Alinny Rodrigues Emerich | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-24T01:55:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-24T01:55:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598495 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Há muito, mulheres e homens, engajados em combater o racismo na sociedade, buscam na educação escolar um caminho em que a discriminação racial, o racismo e o preconceito não estejam presentes. Como professora branca, sempre tive o desejo de contribuir, pois via de perto conflitos e práticas que evidenciavam o negro de maneira negativa no cotidiano escolar, ações naturalizadas que fortificavam o preconceito no âmbito escolar me fizeram ver que, como educadora, não bastava apenas querer fazer algo e não me mover. Era necessário buscar formação para que então me sentisse munida de conhecimento para colaborar de maneira segura. Fui em busca de formações que me conduziram constantes reflexões, considero que até então havia em mim assumido minha branquidade que, segundo Piza, é vista como “identidade branca negativa, ou seja, um movimento de negação da supremacia branca enquanto expressão de humanidade” (PIZA, 2005, p. 07). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 22,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Criança. Identidade. Branquitude. Relações étnico-raciais. Literatura infantil. | pt_BR |
Título: dc.title | ESPELHO, ESPELHO MEU O PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL NA INFÂNCIA POR INTERMÉDIO DA LITERATURA INFANTIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons