ESPELHO, ESPELHO MEU O PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL NA INFÂNCIA POR INTERMÉDIO DA LITERATURA INFANTIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPORTELA, Alinny Rodrigues Emerich-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-24T01:55:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-24T01:55:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-21-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598495-
Resumo: dc.description.abstractHá muito, mulheres e homens, engajados em combater o racismo na sociedade, buscam na educação escolar um caminho em que a discriminação racial, o racismo e o preconceito não estejam presentes. Como professora branca, sempre tive o desejo de contribuir, pois via de perto conflitos e práticas que evidenciavam o negro de maneira negativa no cotidiano escolar, ações naturalizadas que fortificavam o preconceito no âmbito escolar me fizeram ver que, como educadora, não bastava apenas querer fazer algo e não me mover. Era necessário buscar formação para que então me sentisse munida de conhecimento para colaborar de maneira segura. Fui em busca de formações que me conduziram constantes reflexões, considero que até então havia em mim assumido minha branquidade que, segundo Piza, é vista como “identidade branca negativa, ou seja, um movimento de negação da supremacia branca enquanto expressão de humanidade” (PIZA, 2005, p. 07).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCriança. Identidade. Branquitude. Relações étnico-raciais. Literatura infantil.pt_BR
Título: dc.titleESPELHO, ESPELHO MEU O PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL NA INFÂNCIA POR INTERMÉDIO DA LITERATURA INFANTILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons