PROJETO “BioMon GO!”: INVESTIGAÇÃO DOS SERES VIVOS NO QUINTAL DA ESCOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNARDOTO, Emanuel de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-23T23:50:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-23T23:50:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-18-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_GD 80_E-BOOKpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598494-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático é parte integrante da Dissertação de Mestrado do pesquisador em Educação em Ciências e Matemática Prof. Emanuel de Souza Nardoto, orientado pelo professor Dr. Sidnei Quezada Meireles Leite, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. A referida Dissertação de Mestrado encontra-se disponível no site do programa EDUCIMAT: https://educimat.ifes.edu.br. O guia didático é fruto da pesquisa intitulada Projeto “BioMon GO!”: uso da Fotografia no Ensino por Investigação dos Seres Vivos na Educação Básica Pública, e trata de uma intervenção pedagógica sustentada pela Pedagogia de Projetos, realizada no período de fevereiro a julho de 2019, onde contou com a participação de estudantes do Ensino Médio Regular (3a série) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Alzira Ramos”, em Cariacica - ES. Este material apresenta, de forma resumida, a intervenção pedagógica desenvolvida com alunos de uma terceira série do Ensino Médio Regular de uma escola pública estadual do município de Cariacica – ES. Com essa prática abordou-se a temática dos seres vivos para o 10 desenvolvimento da habilidade de observação, em dimensões científica e estética, na apreensão de um conteúdo biológico através do ensino por investigação e das fotografias dos sujeitos envolvidos, visando atingir etapas de alfabetização científica. O guia apresenta uma forma contextualizada para articular os conteúdos programáticos escolares aos saberes científicos e saberes do censo comum. Assim, caro professor, este material poderá auxiliá-lo em seus planos de ensino, de acordo com os objetivos e metas de aprendizagem de suas turmas ou durante sua intervenção pedagógica, tendo as etapas aqui propostas como referencial. A abordagem temática proposta por este guia pode inspirar novas ações ou práticas que favoreçam os diversos contextos nos quais as escolas estão inseridas, de forma a proporcionar uma aprendizagem que busque, de forma ousada, valorizar o processo investigativo, de criação de hipóteses e de pesquisa, numa perspectiva de criar possibilidades e estratégias para facilitar a aprendizagem, a construção do conhecimento, a observação e pertencimento ambiental, social e cultural dos sujeitos escolarespt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titlePROJETO “BioMon GO!”: INVESTIGAÇÃO DOS SERES VIVOS NO QUINTAL DA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons