Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NARDOTO, Emanuel de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-23T23:50:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-23T23:50:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_GD 80_E-BOOK | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598494 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático é parte integrante da Dissertação de Mestrado do pesquisador em Educação em Ciências e Matemática Prof. Emanuel de Souza Nardoto, orientado pelo professor Dr. Sidnei Quezada Meireles Leite, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. A referida Dissertação de Mestrado encontra-se disponível no site do programa EDUCIMAT: https://educimat.ifes.edu.br. O guia didático é fruto da pesquisa intitulada Projeto “BioMon GO!”: uso da Fotografia no Ensino por Investigação dos Seres Vivos na Educação Básica Pública, e trata de uma intervenção pedagógica sustentada pela Pedagogia de Projetos, realizada no período de fevereiro a julho de 2019, onde contou com a participação de estudantes do Ensino Médio Regular (3a série) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Alzira Ramos”, em Cariacica - ES. Este material apresenta, de forma resumida, a intervenção pedagógica desenvolvida com alunos de uma terceira série do Ensino Médio Regular de uma escola pública estadual do município de Cariacica – ES. Com essa prática abordou-se a temática dos seres vivos para o 10 desenvolvimento da habilidade de observação, em dimensões científica e estética, na apreensão de um conteúdo biológico através do ensino por investigação e das fotografias dos sujeitos envolvidos, visando atingir etapas de alfabetização científica. O guia apresenta uma forma contextualizada para articular os conteúdos programáticos escolares aos saberes científicos e saberes do censo comum. Assim, caro professor, este material poderá auxiliá-lo em seus planos de ensino, de acordo com os objetivos e metas de aprendizagem de suas turmas ou durante sua intervenção pedagógica, tendo as etapas aqui propostas como referencial. A abordagem temática proposta por este guia pode inspirar novas ações ou práticas que favoreçam os diversos contextos nos quais as escolas estão inseridas, de forma a proporcionar uma aprendizagem que busque, de forma ousada, valorizar o processo investigativo, de criação de hipóteses e de pesquisa, numa perspectiva de criar possibilidades e estratégias para facilitar a aprendizagem, a construção do conhecimento, a observação e pertencimento ambiental, social e cultural dos sujeitos escolares | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | PROJETO “BioMon GO!”: INVESTIGAÇÃO DOS SERES VIVOS NO QUINTAL DA ESCOLA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons